segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vale e Sebrae buscam novos fornecedores para a cadeia produtiva da mineração

imageimage

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de setembro, dezenas de empresas paraenses serão mobilizadas para participar do Programa Vale-Sebrae de Desenvolvimento de Fornecedores nos municípios de Parauapebas, Marabá e Belém respectivamente. O programa é fruto de um convênio assinado entre a Vale e o Sebrae com o objetivo de inserir micro e pequenas empresas, de forma competitiva e sustentável, na cadeia produtiva da mineração.

O Vale-Sebrae de Desenvolvimento de Fornecedores abrange desde o diagnóstico das necessidades de desenvolvimento das micro e pequenas empresas em cada localidade até a implementação das iniciativas cabíveis em cada caso para supri-las. “A intenção é que com a capacitação, aumente a inserção das MPE na cadeia produtiva da mineração. Para isso, se faz preciso orientar as MPE que atuam nesse segmento nas localidades onde a Vale está presente”, afirma Marcelo Ribeiro, gerente da Unidade de Indústria do Sebrae no Pará.

Além do Pará, mais seis estados onde a Vale atua serão beneficiados com o programa: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Maranhão e Minas Gerais.

"As compras com fornecedores locais da Vale no Pará alcançaram, em 2010, o patamar de R$ 3 bilhões. As micro e pequenas empresas participaram com 7,6% desse volume. A nossa expectativa é que com o desenvolvimento do convênio com o Sebrae e o fortalecimento da nossa política de fomento a fornecedores locais, esse percentual possa chegar a mais de 10% até 2013, explica Leonardo Couto, gerente de Gestão de Fornecedores da Vale.

Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre deste ano, já houve um aumento de 4,2% no volume de compras da Vale no Pará em relação ao mesmo período do ano passado.

A ação conjunta com o Sebrae é desenvolvida por meio do Inove, um programa da Vale que visa o fomento de fornecedores. Por meio de um planejamento integrado e de acordo com a estratégia de negócios da Vale, o programa apoia uma série de ações para tornar mais competitivas as empresas locais, além de capacitá-las para atender os níveis de excelência exigidos pelo mercado. Entre as ações do Inove estão: acesso a linhas de crédito com taxas mais vantajosas, facilidades na aquisição de produtos e serviços, além de cursos de qualificação em gestão financeira, inovação, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho.

Calendário de eventos no Pará:

Dia: 13 de setembro de 2011 – Parauapebas

Horário: 20h

Local: Associação Comercial e Industrial de Parauapebas –Rua 24 de março, nº 2- Rio Verde –Parauapebas

Dia: 14 de setembro de 2011 – Marabá

Horário: 19h

Local: Associação Comercial e Industrial de Marabá – Praça Duque de Caxias, 1123 – Velha Marabá

Dia: 15 de setembro – Belém

Horário: 19 h

Local: Hotel Gold Mar – Rua Professor Nelson Ribeiro, 132 – Telégrafo

Nenhum comentário: