segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Parauapebas na Era da Educação Superior

image

image

O acesso a uma educação de qualidade é um dos pilares da democracia e de uma sociedade desenvolvida. É dentro da sala de aula que estão os alicerces para o progresso, a porta de entrada para o conhecimento que nos leva à qualificação do ser humano. O ápice de todo esse processo é a Universidade. A sociedade que almeja alcançá-lo deve trilhar esse caminho.

Em Parauapebas, centenas de pessoas já conseguiram o passaporte para esta conquista. Desde 2005, por exemplo, 1.500 pessoas já foram diplomadas graças ao investimento maciço que a Prefeitura Municipal de Parauapebas tem feito no ensino superior.

Atualmente, trinta cursos de diversas áreas são ministrados em Parauapebas. A importância que a gestão local dá à implantação de Nível Superior oportuniza a centenas de cidadãos e cidadãs o acesso à universidade gratuita. São 3,7 milhões de reais investidos anualmente.

As instituições de ensino são todas gabaritadas. O município acredita que não basta formar, a qualidade da formação é imprescindível. Por isso, Parauapebas busca nas universidades federais as principais parcerias para a estratégia de criar uma sociedade detentora do conhecimento.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), por exemplo, 640 pessoas já se formaram ou estão matriculadas; A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) já abriu as portas para 460 calouros; A Universidade Aberta do Brasil (UAB) já oportunizou a 150 pessoas realizar o sonho de ingressar na faculdade; e, por meio do Plano Nacional de Professores da Educação Básica (Parfor), Parauapebas também tem garantido a seus educadores que ainda não têm nível superior, a conquista de mais um avanço em suas vidas.

Parauapebas terá campus universitário


A conquista de um campus universitário é, com certeza, passo decisivo para oportunizar a mais pessoas o acesso à faculdade e colocar de vez Parauapebas na era do conhecimento. E o município corre a passos largos rumo a esta vitória.

A construção do campus da Ufra – primeira universidade a fixar raízes definitivamente na cidade – é uma parceria entre o Governo Federal e a prefeitura de Parauapebas. Instalada numa área de 480 mil metros quadrados, será uma estrutura moderna capaz de propiciar a implantação de formas avançadas de agricultura e pecuária no município.

Segundo o prefeito Darci Lermen, a instalação em definitivo de um campus da Ufra não beneficia somente a alunos, mas a todo o município e, principalmente os produtores da região, que hoje já recebem auxílio dos universitários para projetos de agricultura e pecuária.

O reitor da universidade, o professor Sueo Numazawa, diz que, após a implantação do campus, a Ufra pretende ampliar o seu campo de atuação – atualmente oferta apenas cursos da área rural. Sueo pretende trazer para o município os cursos de Nutrição, Enfermagem, Ciências da Computação e Fisioterapia. Sua ambição vai longe: “até dois mil e dezesseis podemos ministrar até 20 cursos”, diz.

Mais Pessoas na Universidade: Instituto Tecnológico Federal Coloca de Vez Parauapebas na Era da Educação Superior


A boa notícia foi trazida de Brasília por uma comitiva formada pelo prefeito Darci Lermen, alguns secretários e vereadores. Na capital federal, as autoridades do município reuniram-se com Luiz Claudio Costa, secretário de ensino superior do Ministério da Educação (MEC). Do encontro, saíram as diretrizes para a implantação do IFPA em Parauapebas.

A prefeitura doará o terreno para a construção do Instituto que será implantado no quadriênio 2011/2014. Os cursos ofertados pela instituição serão na área de educação e, principalmente, na industrial. De todo modo, segundo o secretário de educação, Raimundo Neto, que esteve na reunião em Brasília junto com o prefeito, a administração municipal estuda a possibilidade de fazer audiências públicas para que a população decida.

“Acho que quem sabe melhor o que é bom para o povo é a sociedade, portanto, não podemos deixar de ouvi-la sobre questão tão importante com esta”, disse Neto.

Na reunião com secretário de ensino superior do MEC também foram postas outras metas para assegurar outra importante conquista: um campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). De acordo com o secretário Luiz Claudio Costa, a implantação do Instituto Federal de Educação não inviabiliza a instalação de um campus universitário, embora Parauapebas tenha ficado de fora do projeto inicial.

Darci Lermen já mantém contatos para assegurar mais essa conquista. O deputado federal Claudio Puty (PT) comprometeu-se a fazer uma emenda incluindo Parauapebas no rol de municípios beneficiados.

O prefeito tem se articulado em todos os campos para assegurar (mais uma) universidade para o município. Iniciou conversa também com o reitor do Instituto Federal de Educação do Pará (IFEPA), Edson Ari Fonte. Caso a emenda parlamentar do deputado Puty não prospere – depende da aprovação ainda do Governo Federal – Darci Lermen quer assegurar a inclusão de Parauapebas dentre os municípios beneficiados quando da extensão da Unifesspa.

Cursos


Ciências Contábeis, Geografia, História, Direito, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Filosofia, Ciências Naturais, Jornalismo, Pedagogia, Biologia, Letras, Matemática, Química, Zootecnia e Agronomia são alguns dos cursos em andamento ou já ministrados em Parauapebas.

Ascom PMP

Nenhum comentário: