quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FAP 2011. MAIS QUE UMA FEIRA DE AGRONEGÓCIO. UMA PRODUTORA DE CONHECIMENTO.

Estande da Estação do Conhecimento

Estande da Estação do Conhecimento

Quando o SIPRODUZ-Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas propôs o tema: DIÁLOGOS DO AGRONEGÓCIO EM PARAUAPEBAS ‘discutindo a diversificação da matriz produtiva do agronegócio no município e região para a FAP 2011, tinha o justo de objetivo de esclarecer e demonstrar ao produtor rural que é possível expandir seu negócio dentro de uma cadeia produtiva aliando novas técnicas, novos conhecimentos e novas tecnologias dentro de um único contexto, onde é possível produzir mais, poluir menos e crescer sempre.

A FAP 2011 veio com esse intuito, tornar-se o ponto de encontro perfeito para essa conversão. E para isso, reuniu dentro de seu Parque de Exposições, grandes empresas, somadas a grandes marcas, projetos e à grandes nomes do cenário nacional que dominam conhecimentos que propõem alternativas simples e possivelmente aplicáveis ao dia-a-dia do produtor rural. A exemplo, o consultor Lucas da WGL Bussines, responsável pelo planejamento do evento, e o professor Dr. Antônio Pádua Freire (membro da equipe de consultores do ex-ministro do Planejamento Paulo Haddad) que vai ministrar a palestra “Potencialidades de Expansão e Modernização da Pecuária em Parauapebas e região”.

Visitantes da Estação do Conhecimento

Visitantes da Estação do Conhecimento

Outro exemplo real desse encontro está no estande da Estação do Conhecimento, que pela primeira vez participa da Feira de Agronegócio de Parauapebas. Nesse estande, os visitantes vivenciam o dia-a-dia da roça, eles podem ver de perto uma cozinha com fogão à lenha, onde as mulheres do campo fazem comida caseira, e ainda expõem animais, objetos e produtos que remetem o visitante um mundo com som, cheiro e o gostinho  inconfundível da vida da roça.  Tudo isso regado a muito conhecimento sobre novas técnicas e tecnologias de produção. Outro ponto importante do estande é a oportunidade que os colonos tem de terem contato com outros setores do agronegócio que também visitam o estande para trocar experiências que deram certo.

Rogério Gomes - Coordenador da Estação do Conhecimento

De acordo com Rogério Gomes, (foto) coordenador do setor de produção da Estação do Conhecimento (que fica localizada na APA do Gelado, KM 40, em Parauapebas-PA), desde sua implantação, em setembro do ano passado, 88 famílias da região recebem atendimentos que vão desde um centro de ensino infantil ao fundamental, participam de cursos técnicos, e ainda recebem assistência técnica dentro de sua própria propriedade “Espero que aqui, a FAP nos mostre as oportunidades que o produtor pode ter com as novas tecnologias, através de orientações, palestras, etc. Porque aqui sei que podemos adquirir um leque de conhecimento e oportunidade de bons negócios” ressaltou.

Presidente do SIPRODUZ, Marcelo Catalão, visita a Estação do Conhecimento.

Em visita ao estande da Estação do Conhecimento, o presidente do SIPRODUZ, Marcelo Catalão, relevou a importância de poder reunir num único lugar o pequeno, o médio e o grande produtor rural “Essa troca de experiências só vem engrandecer e valorizar mais ainda a importância da FAP para o agronegócio em Parauapebas. Sabemos que o futuro, não só da nossa região, que hoje vive em função do minério, mas de toda a humanidade, depende basicamente da produção rural, por isso esse diálogo é tão importante. Todos só temos a ganhar.”  Finalizou Catalão.

Fonte: ASCOM SIPRODUZ

Fotos: Felipe Borges

Nenhum comentário: