segunda-feira, 26 de setembro de 2011

10% do PIB para a educação já!

Brasil de Fato

Roberta Traspadini

1. A educação pede socorro:

O orçamento geral da União de 2010 foi de R$1,4 trilhão de reais. Este valor é dividido, como gasto público, com base nas prioridades do Governo Federal. Foram destinados R$635 bilhões (44,93%) do total do orçamento a pagamentos de juros e amortizações das dívidas do Governo Federal, enquanto a educação recebeu somente 2,89% do valor total.

Neste processo de priorizar o pagamento das dívidas e o financiamento de projetos do capital, crescem as iniciativas sociais de “recuperação da educação pública brasileira”, protagonizadas pelas organizações sem fins lucrativos (ONG´s).

Amigos da Escola e Todos pela Educação são exemplos da lógica dominante de aparente socorro do público pelo privado, que mascara a condução política dos recursos públicos pelo grande capital.

O projeto Todos pela educação criado em 2006, traça 5 metas para o período de 2006-2022 que, segundo seus porta-vozes, deverão reverter o quadro de dependência e sujeição histórica da fração mais pobre da sociedade brasileira.

As metas são: 1) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2) Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; 3) Todo aluno com aprendizado adequado à sua série; 4) Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos; 5) Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Entre os patrocinadores do projeto estão: Santander, Dpaschoal, institutos Unibanco, HSBC, Camargo Correa, Odebrecht, Itaú Social, Gerdau, Fundações Bradesco, Suzano papel e celulose. A Rede Globo entra como parceira e Amigos da Escola e Microsoft, apoiadores.

Estas pessoas jurídicas acima são o corpo social do grande capital, cuja razão real de ser, é desconhecida por grande parte da sociedade brasileira. O que caracteriza a responsabilidade social? Quanto uma fundação que executa atividades como estas, pode isentar-se de parte dos impostos devidos sobre sua base de lucros no ano corrente?

Também chama a atenção no site Amigos da Escola a concepção de trabalho voluntário, a partir da consciência individual sobre a participação para um futuro inclusivo para fração da sociedade.

Em nenhum destes programas o problema central da educação nos remete ao processo político dos gastos públicos brasileiros que transforma o essencial em periférico, como é o caso da educação.

Estes projetos contam com todos os recursos para propagandear suas verdades, uma vez que consolidam a concepção do voluntário cidadão que está servindo ao futuro da Nação, ao destinar seu tempo e coração a estas ações.

Os trabalhadores voluntários merecem nossa atenção, dada a disputa que necessitamos realizar. Mas os que convocam, são usurpadores do tempo, do trabalho, da cidadania participativa concreta.

2.    Luta pela educação como direito:

O que estes projetos ocultam, na faceta de amigos e todos pela escola, é a real necessidade do direito democrático e popular do povo brasileiro de exigir e lutar por/pela:

- uma educação pública de qualidade com o compromisso do Estado de cumprir com sua função republicana de destinar uma verba compatível com aquilo que recebe de impostos de sua sociedade. 10% do PIB para a educação já.

- condições dignas de trabalho e de remuneração para os educadores e funcionários públicos da educação, que têm atuado, a partir dos salários que recebem como voluntários pela justiça social.

- garantia de acesso-permanência da criança e do jovem na escola e de uma aprendizagem de saberes múltiplos que remetam o papel essencial da escola na vida destes sujeitos. A escola como espaço fomentador de beleza e cultivo, próprio para gerar algo para além de seus muros: a realização dos sonhos potencializada pela educação pública de qualidade.

- realização de uma alimentação escolar digna. Na atualidade, tanto as crianças como as merendas são tratadas como recursos em disputa a serem barateados.

- conformação de um serviço público prioritário, em que não se terceirizem funções estratégicas do cuidar, como a limpeza, a segurança e a manutenção geral do ambiente escolar.

3. Sujeitos de direitos x amigos da escola:

Agiremos em prol da educação como cidadãos se deixarmos de sermos amigos e passarmos à condição de sujeitos de direitos e deveres em pé de igualdade. Isto requer ver a escola não a partir do que cada um possa dar, mas pela instituição do caráter legítimo e legal de que todos devem ter acesso à educação de qualidade, como direito.

Tomar as ruas, lutar por direitos, assumir bandeiras coletivas, eis a função social real de nos movermos todos pela educação.

Gerar um antivalor à educação projetada pelo capital, associado à governança pública, cuja ação é a de substituir direito por benevolência, recursos públicos por trabalho voluntário, consciência de classe por doação individual de seus saberes.

A movimentação social da educação mineira, há mais de 100 dias em greve, nos dá ares reais da necessidade de reversão do histórico quadro de precarização da educação pública. Mexeu com o professor, mexeu conosco em qualquer parte do País e do mundo!

A escola pública brasileira não necessita de amigos. Necessita de políticas públicas que consolidem direitos e garantam a prioridade na formação da infância e da juventude. Há um projeto em disputa. É necessário que compremos a briga, que declaremos nossas diferenças, que instituamos nossas verdades frente à fantasia organizada pelo grande capital.

3 comentários:

Anônimo disse...

Os professores de Parauapebas por maioria absoluta decretaram greve por tempo indeterminado. A categoria não aguenta mais tanto descaso, e neste período vamos engrossar as fileiras na luta contra o arrocho salarial, e a política de desvalorização da educação pública, imposta por este governo criminoso. O piso salarial é lei, e quem não cumpre a lei não passa de criminoso.
A direção do Eduardo Angelim e os professores estão traindo a categoria ao fazer essa lavagem cerebral nestes alunos, pois os mesmos estão desnorteados quanto esse assunto. As negociações foram feitas durante todo o ano e o governo não cumpriu e não tem interesse em cumprir os acordos firmados entre as partes.
Estou fazendo esse comentário com o coração partido, é como cortar da própria carne. Esse governo é desleal e está usando os professores e alunos dessa escola como massa de manobra.

REFLETINDO O ENSINO disse...

Sou professor há mais de 20 anos na rede pública; conto com mais de 15 anos como gestor de escolas públicas. Compreendo e sei das angústias todas pelas quais passamos; já levei paulada de guarda-costas de políticos desonestos. Sei que a greve é nefasta, complica toda a programação das escolas, mas é a única arma que temos.
Contudo, faço um apelo a todos os professores: não é desqualificando nenhum estudante, muito menos companheiros que vamos conseguir mobilizar a comunidade para serem nossos aliados... Não é fazendo piquete na porta de escolas, impedindo quem quer estudar e quem quer ministrar aulas que vamos avançar no processo de luta. Vejo muitos argumentos para a greve, mas o que passa para a população é lutamos por salários somente. Por que não se divulga toda a pauta de reivindicações? Por que não se convidam os pais e os estudantes para debater as causas do movimento? Os professores são os principais interessados, mas não são os donos da verdade.
O radicalismo foi e sempre será o grande impecilho para o avanço das negociações, já assiste esse filme há muito.

Anônimo disse...

Sabe que eu concordo com o comentario de cima, estão usando mesmo os alunos e eu acho que ate o grêmio estudantil. todas as escolas de Parauapebas organizarão ou estão organizando mobilizações e o Eduardo Angelim parece que se calou ate mesmo o grêmio da escola não tem força para puxar um movimento na escola, a cada dia me decepciono mais com a nossa categoria estudantil por que também sou estudante e tambem sou militante do movimento estudantil.


Estudantes vamos mostra para todo mundo que somos uma rebeldia consquente!