quarta-feira, 21 de setembro de 2011

V Gincana do Conhecimento

Visita a Prefeitura Municipal é prêmio de V Gincana do Conhecimento

image

Os pequenos aproveitaram para conhecer pessoalmente o secretário de Educação.

Alunos do 2º ano do 1º ciclo da escola Plácido de Castro visitaram na última sexta-feira, 16, o prédio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, a visita parte da programação da V Gincana do Conhecimento realizada na escola foi o prêmio dos vencedores da disputa na categoria 2º ano. Na categoria 1º ano o prêmio foi assistir a um filme na sede da escola com direito a pipoca e refrigerante, na categoria 3º ano a premiação foi uma visita a Câmara Municipal de Parauapebas.

A gincana que teve o objetivo de formar e incentivar os alunos a estudarem mais, foi constituída por provas diárias, num período de 81 dias, e contemplou os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia, estudos amazônicos, inglês, religião e artes.

A disputa realizada entre turmas do 1º ciclo considerou os conteúdos trabalhados em sala de aula durante os bimestres. “A gincana proporciona aos nossos alunos momentos prazerosos de interação e demonstra, por meio de atividades lúdicas, que os assuntos estudados em sala têm inteira relação com a vida cotidiana”, diz a diretora da Plácido de Castro, Mirtes Gomes. A educadora ressalta que a competição estimula ainda o trabalho em equipe e incentiva a tomada de decisões, o raciocínio e o planejamento. “Queremos tornar a escola um ambiente amado e respeitado pelos alunos, melhorando a relação professor-aluno”.

A visita

A visita começou cedo com os alunos apreciando a Praça da Prefeitura Municipal, em seguida eles fizeram um tour pelo prédio conhecendo todos os setores da administração pública para logo após visitar e conhecer o secretário municipal de Educação.

“Adorei conhecer o pessoalmente o secretário”, disse a estudante Maria Helena de sete anos. A pequena falou que foi maravilhoso conhecer o prédio, mas ressaltou que a parte mais empolgante da visita foi andar de elevador. “É uma sensação muito boa, quero repetir a experiência”.

As provas

“Matemática, brincando também se aprende”; “Escola ambientalmente correta: limpeza, organização e boas maneiras”; “Localizando no espaço através de mapas”; “Leitura dramatizada”; “Ortografia” e “Soletrando” foram as provas executadas na competição. Além delas, ganha ponto a turma que mais cumprir o regulamento da escola; que mais trouxer pessoas da comunidade ou funcionários da escola para ler em sala de aula; que menos se envolver em ocorrências; que obtiver as melhores notas no 2º bimestre; e que mantiver a sala mais organizada e limpa.

Segundo a coordenadora Maria Ivanilde, a gincana proporciona prazer em aprender. “As brincadeiras tornam divertido o ato de aprender e, com isso, ganha a escola, que tem em seu quadro alunos mais aplicados; ganha o aluno, que aprende mais; e ganha à sociedade, pois os alunos que se desenvolvem educacionalmente também se desenvolvem socialmente”.

No entendimento do secretário de Educação a gincana realizada no Plácido é um exemplo a ser seguido, pois demonstra o zelo dos educadores pelos alunos e pelo ambiente educacional “O maior prêmio da gincana é o saber, que na disputa é multiplicado, somado e novamente multiplicado”, conclui.

(Texto e foto: Rosiere Morais)

Nenhum comentário: