sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Belém de Landi - Patrimônio Mundial

 

Fórum Landi, projeto dedicado à revitalização do Centro Histórico de Belém, com foco na pesquisa da obra arquitetônica do italiano Antonio Landi, em grande parte no bairro da Cidade Velha. Criado em novembro de 2003, o Fórum Landi agora enfrenta seu maior desafio nesses oito anos de vida: a campanha Belém de Landi - Patrimônio Mundial.

A campanha Belém de Landi – Patrimônio Mundial visa transformar as obras do arquiteto italiano Antonio Landi em patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ao dar visibilidade ao Fórum Landi, a campanha pretende torná-lo um interlocutor dos interesses da cidade, valendo-se da mobilização social para convencer a Unesco a tombar as obras do arquiteto italiano que viveu no Pará no século XVIII. Para tanto, o Fórum Landi lançou mão da rede mundial de computadores e hoje está presente em ferramentas como Twitter, Facebook e Flickr. Nosso blog também já está no ar e, muito em breve, nosso site também estará. Fique atento, participe de nossa mobilização rumo à comemoração dos 400 anos de Belém, em 2016, no melhor estilo. A participação de todos, de cada um dos belenenses, é fundamental para o sucesso de nossa campanha!

A Casa Rosada, na Cidade Velha de Belém, está de cara nova. Projeto cultural do Grupo Alubar, com o apoio do Fórum Landi e da UFPA, a Casa Rosada recebeu os artistas italianos Pietro Lenzini e Giogio Drioli, que receberam a missão de realizar as pinturas de quadratura que ornamentarão a Sala Bolonha da referida casa. Confira aquios detalhes de cada etapa do trabalho. Uma visita também é sempre bem vinda.

A campanha Um periquito para a Casa Rosada, por sinal, continua. Participe da votação para escolher qual espécie de periquito irá ornamentar uma das pinturas de quadratura, imortalizando este conhecido tão nosso também nas paredes de uma obra landiana.

Os votos serão computados até a próxima sexta-feira. Não deixe para amanhã, portanto, e trate logo de votar: periquito verde, jandaia ou periquito do olho amarelo? Vote aqui.

Morei na Cidade Velha dos três aos treze anos de idade, entre o começo dos anos 60 ao de 1970, na primeira casa onde começava o Beco do Carmo (tempos em que moravam famílias de classe média), em frente ao Colégio do Carmo e o Paissandú (regata). Minha família, de origem católica, direcionou-me para os estudos de catecismo que fiz tanto na Igreja do Carmo (aliás, não saía de lá) e Igreja da Sé, onde fiz a primeira comunhão. Logo depois, recebi a crisma na Igreja de Santo Alexandre. Minha infância toda foi naquelas ruelas da Cidade Velha, onde tinha muitos amigos, brincava tanto na Praça do Carmo como na Praça da Sé e na Praça do Relógio (D. Pedro II). Naquela época, podia-se fazer isso sem medos, nossas mães eram mais tranquilas

Maria Auxiliadora Farias Pena Pereira é quem diz. Ela foi a primeira a participar do projeto Landi em Minha Vida, que busca reunir vivências em torno das obras de Antonio Landi e do Centro Histórico de Belém. Memórias de infância nas ruelas da Cidade Velha, fotos de seu batismo na Sé, o vídeo de seu casamento na Igreja de Santanna. O que vale é compartilhar conosco as histórias de sua vida para que possamos demonstrar a importância do arquiteto italiano no cotidiano belenense. Mande suas recordações para o email salvelandi@gmail.com e faça parte da Famiglia Landi.

Arquiteto e Mestre em Artes, Domingos Oliveira é parceiro honoris causa do Fórum Landi, sempre com ensaios dos mais interessantes sobre o universo landiano em seu blog, Ornamento Arquitetônico, criado também com o objetivo de registrar observações aleatórias dos ornamentos encontrados nas edificações existentes em Belém. Faça uma visita a Domingos e deixe suas impressões.

A candidatura das obras de Landi ao Patrimônio Mundial da Unesco depende muito da participação popular. Pensando nisto, o Fórum Landi está desenvolvendo um importante trabalho junto à sociedade através de ferramentas digitais, com destaque para o Twitter e o Facebook. Junte-se à nossa comunidade!

 

Democracia, planejamento participativo, educação patrimonial - palavras-chave na campanha Belém de Landi. Nosso grupo no Facebook é uma iniciativa neste sentido: incentivar a participação popular nos rumos que tomaremos daqui em diante. Não perca tempo e participe de nossas discussões!

Nenhum comentário: