segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jader fora da vez?

Radar Online

Por Lauro Jardim

Jader Barbalho e pessoas próximas dele têm demonstrado preocupação com uma manifestação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em um dos recursos que está nas mãos de Joaquim Barbosa para ir a julgamento em plenário. Recentemente, Gurgel disse que Jader não tem direito a assumir o mandato de senador porque, em outubro do ano passado, o Supremo já o havia barrado com base na Lei da Ficha Limpa. Por essa tese, a decisão de março do tribunal, quando disse que a nova lei só tem validade para as eleições de 2012, não teria efeito para ele. Na prática, ele já teria se tornado inelegível para sempre – o único caso nessa linha julgado pelo STF, diga-se. Ele já perdeu quatro recursos no tribunal (Leia mais em Jader e a quarta derrota no Supremo ).

Se a ideia prevalecer, o curioso é que Jader, segundo mais votado para o Senado paraense, ficaria de fora para dar lugar a Paulo Rocha, o terceiro lugar na disputa. Mensaleiro, Rocha teve sua candidatura questionada pelos mesmos critérios de Jader – renúncia para escapar da cassação –, mas como seu recurso só foi julgado em maio, portanto, depois de o Supremo validar a Ficha Limpa só para o ano que vem, tornou-se apto para assumir o cargo de senador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Wanterlor
desculpe, mas o Paulo só poderá assumir o cargo de senador porque seu recurso de registro da candidatura não foi apreciado pelo STF, mas sim pelo TSE, foi retardado exatamente para esperar o decisão final do STF a respeito da validade da lei "ficha limpa". Portanto, não houve condenação do Paulo no STF.
Acho justo que ele assuma a cadeira, primeiro por que não foi condenado, ou seja, negado registro pelo STF; e segundo por que obteve 3 vezes mais votos que a Marinor.
Espero que isso ocorra o mais rápido possível, pois o Pará está sem uma representação digna no senado da república, tem lá um bando de p... loca.
Parabéns pelo espaço de debate.
Abraço.