quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Mundial sem Carro

SRZD

image

Nesta quinta-feira é o Dia Mundial sem Carro. O movimento é um convite à reflexão sobre o quão prejudicial é ao meio ambiente o grande fluxo de automóveis nos grandes centros urbanos do planeta.

A recomendação é que se use meios de transporte coletivos e sustentáveis, como os ônibus e a bicicleta.

Como passageiro de ônibus, por exemplo, uma pessoa consome 87% menos energia e 80% menos espaço viário do que se utilizar o automóvel. Além disso, ela passa a responder 80% menos pelos gases responsáveis pelo efeito estufa e por 94% menos gases poluentes.

-----------------------------------

 

Em Parauapebas não dar pra deixar o automóvel na garagem.

Com um sistema de transporte coletivo deficitário e aquém da nossa realidade, não dar para a população deixar seus carros nas garagem. Sem um politica de transporte coletivo definida e sem um projeto de mobilidade urbana, campanha iguais a essas não surtirão nenhum efeito em nosso município.

O Governo do nosso alcaide precisa urgentemente definir um novo modelo de transporte coletivo para a nossa cidade, o atual modelo já está ultrapassado, obsoleto que não atende a comunidade. Quem paga com isso é justamente a população mais pobre que utiliza esse meio de transporte para se locomover para seus locais de trabalho.

Não dar para aceitar um transporte coletivo sucateado com suas descargas desreguladas jogando na atmosferas toneladas de monóxido de carbono que polui o meio ambiente e aumenta a procura aos postos de saúde. Mais uma vez  a população pobre que paga o preço alto pela irresponsabilidade de nossos gestores.

Um comentário:

Anônimo disse...

E se o cidadão pretender sair de bicicleta, sugiro fazer primeiramente um bom seguro de vida, pois as ciclovias e ciclo faixas inexistem. O DMTT está falindo. O órgão vem sendo sucateado por ingerência dos "bons" políticos e sem plano de cargos e ainda atropelado por toda sorte interesses ,cujo diretores são indicados por competência política e não técnica,