sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vale aprova a aquisição de participação em Belo Monte

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2011
A Vale informa que o Conselho de Administração aprovou a aquisição de até 9% do capital da Norte Energia S.A. (NESA), parcela detida pela Gaia Energia e Participações S.A (Gaia), sujeito ao cumprimento de determinadas condições. A NESA é uma sociedade que tem como objetivo exclusivo a implantação, operação e exploração da UHE Belo Monte.
A Vale reembolsará a Gaia pelos aportes de capital realizados na NESA e assumirá os compromissos de aportes futuros de capital decorrentes da participação acionária adquirida, o que é estimado em R$ 2,3 bilhões.
A Vale é uma grande consumidora de energia elétrica e investe em ativos de geração de acordo com suas necessidades de consumo, buscando reduzir custos operacionais de forma permanente e minimizar riscos de preços e disponibilidade de oferta. Nesse sentido, a Vale investiu nos últimos onze anos em geração de energia no Brasil e outros países. Desse modo, tem participações em nove usinas hidrelétricas no Brasil, e possui três usinas na Indonésia, sendo que Estreito, no Brasil, começou a operar recentemente e Karebbe, na Indonésia, se encontra em fase final de construção com previsão de entrada em operação neste ano. Além disso, possuímos quatro pequenas centrais hidrelétricas no Brasil e cinco outras no Canadá. Como consequência, 45% do consumo global da Vale é satisfeito por geração própria.
Como resultante dos significativos investimentos em projetos de mineração no Brasil – principalmente em minério de ferro, pelotas, níquel, cobre e fertilizantes - ao longo dos próximos anos nosso consumo de energia elétrica se expandirá de forma expressiva, ampliando o desequilíbrio entre demanda e oferta via geração própria. A aquisição de participação no projeto Belo Monte elevará o percentual de nosso consumo de energia atendido por geração própria e reduzirá o custo marginal de energia para a Vale, na medida em que o preço da energia a ser comprada da NESA será inferior ao custo alternativo, dado pelo preço de mercado acrescido de encargos. Desse modo, o retorno esperado para a Vale a partir do investimento em Belo Monte é superior ao nosso custo de capital e em linha com o que havia sido estimado à época da participação da Vale no leilão. Adicionalmente, tal investimento contribui para a mitigação de riscos no fornecimento de energia para nossas atividades no Brasil.
Roger Agnelli, Diretor Presidente da Vale, comentou “A aquisição de participação no projeto Belo Monte é consistente com nossa estratégia de crescimento, contribuindo para a segurança energética da Vale e a criação de valor para seus acionistas como autoprodutora”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale

Nenhum comentário: