segunda-feira, 11 de abril de 2011

Quebradeira

Acip continua lutando para resolver problemas de associados

A Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), em conjunto com sua assessoria jurídica vem desenvolvendo um intenso trabalho de articulações junto a Vale e empresas devedoras dos fornecedores locais.

O objetivo da entidade é de resolver os problemas encontrados por diversas empresas. Para tentar amenizar o problema, a diretoria da Acip tem se reunido quase que diariamente com pessoas ligadas à mineradora Vale e ás empresas devedoras, tentando assim, encontrar soluções o mais rápido possível para reduzir os prejuízos que têm causado sérios impactos de ordem econômica e social no município de Parauapebas nos últimos tempos.

A reportagem apurou que está próximo a solução dos problemas financeiros do caso da empresa Doppler, tendo em vista uma decisiva colaboração da Vale que também atendeu aos apelos da Acip no sentido de reconsiderar e fazer novos estudos acerca dos problemas enfrentados pela Covap e Maquipesa, sendo que a Covap deve pagar os credores locais ainda no mês de abril, pois segundo se apurou, a Vale já repassaria ainda na primeira quinzena deste mês recursos em consideração aos argumentos apresentados pela empresa. A mesma situação deve acontecer com a empresa Maquipesa, onde a Acip teve um papel importante para uma tentativa de solução do caso, embora não se saiba se resolveu todos os problemas, porém, pelo menos acredita-se que a Acip tenha conseguido razoáveis resultados.

No que diz respeito ao caso Santa Bárbara, existem informações precisas de que a empresa começará a pagar credores ainda esta semana, sento também muito importante o trabalho da Acip junto a Vale que mais uma vez deu sua parcela de colaboração para a solução do caso, mas, deve ser ressaltado que todos os credores devem procurar a Acip com seus documentos comprobatórios de crédito e documentos da empresa.

Já no caso da empresa W.O, a diretoria da Acip informa que continua tentando um contato com dirigentes da empresa que lamentavelmente não dão nenhum sinal de como vão fazer para pagar a dívida com os credores locais, o que é para a Acip extremamente lamentável, pois os fornecedores locais não têm nenhuma culpa dos problemas que a W.O alega que teria tido com a Vale, uma vez que quando a empresa de engenharia contratou serviços ou comprou produtos, não deu anuência, nem aval da Vale e nem disse que o pagamento das dívidas ficariam condicionados ao recebimento de qualquer crédito da Vale.

“A W.O engenharia, assim como teve a coragem de vir aqui em nosso município e fazer compras, contratar serviços com os fornecedores locais, deveria vir ao nosso município e dar uma satisfação e dizer como e quando vai pagar, e não jogar nas costas de outra empresa a sua responsabilidade”, relata Manoel Chaves, Assessor Jurídico da Acip.

Por sua vez, o presidente da Acip, Oriovaldo Mateus, está tentando um contato através de terceiros com a diretoria da W.O, porém a Acip já entrou em contato com as diretorias das associações comerciais de Marabá, Açailância e São Luis, para juntos convidarem os dirigentes da W.O Engenharia para uma reunião com o objetivo de dar uma satisfação aos credores e resolver os casos nesses municípios.

Nenhum comentário: