sexta-feira, 15 de abril de 2011

João do Vale e Chico Buarque - Carcará

João do Vale – O poeta do povo

João do Vale,  deixou canções com letras fortes (como os sertanejos) e contagiantes que alegram festas e forrós, mas que muita gente desconhece serem de sua autoria. Carcará, Pisa na fulô, Na asa do vento, A voz do povo, Sina de caboclo, “Coroné” Antonio Bento são algumas delas.

João cantou as dificuldades da vida de sertanejo pobre, que conheceu muito bem, e as alegrias e o orgulho de ser compositor/cantor reconhecido e muito querido por colegas de infância e por expoentes da música popular brasileira, como Chico Buarque, Nara Leão, Zé Kéti, Edu Lobo, entre outros.

Nascido em Pedreiras em 1934, interior do Maranhão, começou a trabalhar ainda menino, e aos 13 anos mudou-se para São Luís, onde participou de um grupo de bumba-meu-boi já compondo versos. Pouco depois seguiu com destino ao sul do país. Trabalhou como ajudante de caminhão, mineiro em Teófilo Otoni e, ao chegar ao Rio em 1950, foi empregado na construção civil, como pedreiro.

Com músicas e letras na cabeça, já que não sabia escrever, começou a frequentar as rádios com a intenção de mostrá-las a artistas. Em 1950, conseguiu que Zé Gonzaga (irmão de Luiz) gravasse Cesário Pinto, que faria sucesso no nordeste. E em 1953, foi apresentado por Luiz Vieira a uma das “rainhas do rádio”, Marlene, que gravou sua Estrela Miúda que, tocada nas rádios, fez sucesso no Rio. João contaria depois que, ao ouvir a música no rádio, comentou com os colegas de trabalho, na obra, que era uma música de sua autoria. Eles duvidaram e lhe disseram que o sol quente estava prejudicando seu juízo.

Dois outros períodos foram muito marcantes em sua carreira. No início dos anos de 1960, conheceu Zé Kéti que o levou para se apresentar no ZiCartola, bar-restaurante de Cartola e Dona Zica que reunia artistas e músicos. Lá foi convidado a participar do show Opinião, ao lado de Zé Kéti e Nara Leão.

Mais sobre João do Vale

Fundação Joao do vale
Wikipédia.org/Vale
www.cliquemusic.com.br
www.mpbnet.com.br/musicos/joao.do.vale

4 comentários:

Lucy Fábris disse...

Amigo Wanterlor, vc não imagina a felicidade que senti ao ler esse material sobre o meu conterrâneo, nosso saudoso e eterno poeta João do Vale, da minha querida cidade de Pedreiras-Ma.
Tive o privilégio de cantar junto com ele em alguns eventos realizados em Pedreiras, inclusive fazendo perfórmances de suas canções nas comemorações de aniversário de São Luis, mais precisamente no Teatro João do Vale, Circo da Cidade e na Fonte do Ribeirão, que é palco de grandes manifestações culturais. Realmente ele foi tudo isso e muito mais e quero te parabenizar por lembrar deste grande compositor que ganhou o título de maranhense do século. Valeu!

Unknown disse...

Muito obrigado pela visita Lucy.
João Batista do Vale foi um genio. Um grande compositor que mereçe todo o nosso respeito e o povoamento de nossas memorias. Suas musicas sempre me emociona e me faz lembrar de um tempo que a musica era algo puro e genuino.
Um beijo e use e abuse

Arimateia Junior disse...

Fiquei muito feliz com a publicação a respeito de João do Vale, com quem tive o prazer de dividie palcos e palanques na minha querída Pedreiras. Parabens.
Arimateia Junior

Anônimo disse...

Aécio se recusa a fazer teste do bafômetro e é multado

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida em uma blitz da Lei Seca, na madrugada deste domingo, na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. O político mineiro se recusou a fazer o teste do bafômetro e estava com a CNH vencida. O documento foi apreendido e o senador foi multado em R$ 957,70.

De acordo com o governo do Estado do Rio, o senador chamou um amigo para dirigir a Land Rover que guiava e foi liberado. Neves terá de se dirigir ao Detran-RJ para renovar o documento de habilitação e pagar a multa.


A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da capital fluminense, Região Metropolitana do Rio e Baixada Fluminense. Lançada em 19 de março de 2009, a ação visa coibir o consumo de álcool no trânsito. Deste então, 455.215 motoristas foram abordados, 77.111 foram multados, 20.816 veículos foram rebocados e 32.576 motoristas tiveram a carteira de habilitação apreendida. Os agentes realizaram 428.712 testes com o bafômetro. Desse total, 4.168 condutores sofreram sanções administrativas e 1.501, criminais.

Fonte: Agencia Estado