sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O mundo do trabalho semi-escravo da Cutrale

15 de setembro de 2011

Cutrale mantinha 32 trabalhadores em regime de escravidão

 

Da Radioagência NP


A maior produtora de suco de laranja do mundo, a empresa Sucocítrico Cutrale, mantinha 32 funcionários em condições precárias de trabalho em sua unidade do município de Itatinga (SP), interior do estado de São Paulo.  Os próprios trabalhadores, que atuavam na colheita de laranja, denunciaram a situação ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Na manhã desta quarta-feira (14), ao chegar no local,  a fiscalização constatou que os 32 habitavam uma única residência. Ela estava em péssimas condições de higiene e conforto, sem existência de vestiários, cozinha, ventilação e iluminação adequada. Além disso, pagavam R$ 24 por dia pela alimentação e recebiam salários de apenas R$ 620.
Os trabalhadores, que vieram dos estados de Sergipe e Maranhão, chegaram em setembro na região, já endividados pelas despesas de transporte e alimentação. De acordo com o procurador da Justiça do Trabalho, Luis Henrique Rafael, a Cutrale é responsável por toda a situação.
“Quando ela faz a contração de trabalhadores de outros estados, existe uma instrução normativa do Ministério do Trabalho obrigando que o registro da carteira seja feito no estado de origem do funcionário. Isso garante que os trabalhadores, durante a viagem, sejam protegidos pelo contrato de trabalho e tenham benefícios se acontecer algum acidente. Porém, ela aceitou essa situação e não fiscalizou. Por isso, é responsável pelas condições degradantes do alojamento.”
Após o flagrante, a empresa se comprometeu a indenizar os trabalhadores. Eles retornarão aos seus estados e receberão as verbas decorrentes da rescisão do contrato de trabalho.
A empresa Cutrale sofre processo na Justiça por ocupar, ilegalmente, 2,6 mil hectares de terras da União no município de Iaras (SP), também no interior de São Paulo.

Veja as reportagens feitas pela TV Tem:

Ministério do Trabalho encontra irregularidades em alojamentos de trabalhadores rurais

Cutrale prometeu enviar trabalhadores vindos do Maranhão de volta para estado de origem

5 comentários:

Anônimo disse...

Os chefões do AGRONEGÓCIO - que escravizam, que matam, que cometem outras atrocidades, são os que querem a criação do Estado de CARAJÁS.

Contraponto disse...

Wanter, dane-se a Cutrale. Nem de suco de laranja gosto!
Mas gosto de você e parece que hoje é seu aniversário. Assim sendo, parabéns, que sua vida seja longa e próspera e que Dona Wanter jamais fique viúva.
Um grande abraço deste seu amigo que, mesmo algumas vezes em trincheiras opostas, não cansa de admirar sua integridade.
Parabéns!

Anônimo disse...

Por que a cúpula da reitoria da UFPA tem dedicado tanto apreço por um dos maiores fraudadores da história da ciência brasileira?
============

ENTIDADE FAZ CURSO COM CONDENADO POR PLÁGIO
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=78939
http://www.rc.unesp.br/ib/dta/Portarias2008/Pt025-2008.doc

http://cienciabrasil.blogspot.com/2011/07/um-recado-que-acabo-de-receber-de

Unknown disse...

Obrigado Companheiro. eu tambem não gosto muito de suco de laranja, gosto mesmo é de cerveja gelada. CAso passe pelo pebinha, está convidado a tomar uma com seu amigo do peito. Beijos

Anônimo disse...

PARABÉNS AO COMBATIVO AMIGO WANTERLOR, A QUEM CHAMO CARINHOSAMENTE DOMINGOS ONÇA...NEGRO E LÍDER CABANO CONHECIDO PELA ALCUNHA DE "DIAMANTE NEGRO". UM BEIJO E BOM DIA!