sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ao contrário do Brasil, Alemanha quer menos Estados

A noticia é de 2007 publicada na BBC Brasil matéria do repórter Marcelo Crescenti

Enquanto no Brasil há planos para a criação de novos Estados, na Alemanha o governo quer reduzir o número de unidades federativas para diminuir gastos administrativos.

No Brasil, tramitam atualmente na Câmara projetos para a criação de seis novos Estados, como Mato Grosso do Norte, Maranhão do Sul ou Tapajós e Carajás, no atual Pará.

Na Alemanha a tendência é inversa: vários dos 16 Estados atuais poderão ser fundidos no futuro, formando unidades maiores.

Entre as possíveis fusões, está a criação de um mega-estado na ex-Alemanha Oriental, que se chamaria Alemanha Central, e a união de três ou quatro Estados no norte do país, formando a Alemanha do Norte.

Além disso, Berlim poderá se unir a Brandenburgo, o Estado que circunda o território da capital alemã, e no sudoeste do país fala-se em um “casamento” entre os Estados da Renânia-Palatinado e Saarland. Matéria completa aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

Wanterlor , mas não ha como comparar a realidade do Estado teuto com a nossa realidade brasileira, ainda mais a sulparaense. Tanto do ponto de vista territorial mas, sobretudo, social.As direnças são abissais. Sou a favor da emancipação, entretanto, o que se questiona é a forma como sempre foi e como continua sendo concebido o debate. O "debate" é propalado sem a participação ampla da sociedade, pois quem levanta verdadeiramente essa "bandeira" é o agronegócio, a CNA, não a população. Os que são efetivamente atingidos pela ausência do poder estatal, que é a população, incluindo especialmente os trabalhadores do campo, não participam do movimento, na realidade. Sul/Sudeste paraense é conhecido internacionalmente como terra sem Lei. Onde grassa o poder do latifundio, do conflito fundiário etc. Isso faz parte da pauta?...creio que não... isso não interessa!!!

Anônimo disse...

Wanterlon tu deve também utilizar o teu blog para pedir ao povo de parauapebas que volte a ser governada por marabá, já que você é contra carajás.