segunda-feira, 15 de março de 2010

Samaúma

As arvores cortadas pelo pessoal da Semed na Escola Chico Mendes com autorização do Meio ambiente e uma Samaúma, conhecida também por mãe da floresta; bariguda; sumaúma, samaumeira ou sumaumeira. Arvore frondosa, encontrada na América do Sul e África.
A Samaúma cresce entre 60-70 m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. O tronco e muitas das pernadas maiores estão rodeadas de enorme quantidade de espinhos simples, muito grandes e robustos. Alguns exemplares chegam a atingir os 90m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial. Mais e aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

NOTA DE RESPOSTA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), vem através desta, esclarecer a população o motivo da retirada de árvores existentes na Escola Chico Mendes, tendo em vista o mal entendido decorrente desta ação.

Primeiramente é importante informar que o corte das referidas árvores foi em atenção a solicitação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ante a preocupação por parte deste órgão para com a segurança tanto dos alunos e funcionários da escola como da integridade das instalações de ensino. Ressalta-se ainda que em vistoria prévia, efetuada por esta SEMMA, foi observada a possibilidade de queda de galhos ou mesmo das próprias árvores, seja em razão de tempestades como pelo estado fitossanitário de muitas destas.

No que tange a decisão desta SEMMA, foi assumida uma posição preventiva e de precaução, pautada no peso de valores, à saber: vida humana e instalações de ensino X espécies arbóreas de possível substituição.

Um fator relevante e de destaque, para o fundamento da autorização de corte, está no fato de muitas árvores, não só apresentarem risco, em razão de queda, mas comprometerem o piso das calçadas e salas, pela expansão das raízes e de possuírem seus troncos com inclinação voltada aos prédios e distâncias entre estes com menos de dois metros.

Somam-se às justificativas, a razão das espécies existentes não serem próprias para arborização de instrumentos públicos, e da prévia manifestação, por esta SEMMA, ao requerente, de que não haveria apenas o corte, mas sim a SUBSTITUIÇÃO das árvores à serem suprimidas.

Entretanto, lamentamos que a ausência de comunicação prévia, por parte da empresa e da SEMED, ao público escolar, e de uma ação gradativa de supressão, tenham causado um “mal estar” à população discente e local.

Salientamos que esta SEMMA, tem plantado mais de vinte mil mudas de árvores, e tem previsão de plantar mais de mil mudas na 14º Semana da Árvore, as quais serão próprias e adequadas para o local de plantio. E a própria escola que teve 06 (árvores), com estado fitossanitário comprometido, e com grau de risco considerável de queda, será contemplada com o plantio de mudas adequadas para o local.

Reiteramos que a Secretaria de Meio Ambiente em momento algum foi negligente frente a relevância de tais árvores, tanto que condicionou a retirada das mesmas ao plantio de outras 5 mudas para CADA UMA retirada.

SALIENTA-SE a segurança dos alunos e da instituição de ensino, bem como a nítida possibilidade de substituição das árvores, ter sido os valores principais observados por esta SEMMA.


Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação da Semma