sexta-feira, 12 de março de 2010

Respostas Teresina

 Caro Wanterlor...
Conheço bem essa realidade...Sou Formado em Farmácia pela UFPI (Federal do Piauí) e digo uma coisa...
Sabe porque??
1 - Por quer aqui tem bons serviços de saúde sendo um estado pobre?
Teresina há muito tempo recebeu incentivos como pólo de saúde pelo governo. O estado vizinho (maranhão) sucateou a saúde com inúmeros desvios, com exceção em alguns hospitais (como o sara kubischeck). Então se vc ker se tratar... vá a Teresina! Esse é um lema muito antigo no maranhão.
Agora pergunto... a nossa população é de grande maioria maranhense e trouxe esse costume pra cá (sem nenhum preconceito); o estado do Pará a anos também esta fazendo a mesma coisa com a saúde q a família Sarney fez no maranhão.
Outra coisa é a falta de investimentos do governo estadual na nossa cidade... Parauapebas, com 180 mil habitantes, a quinta maior cidade do estado, não tem um hospital regional (o SESP e municipal e trabalha como regional), não tem hemocentro, e nem IML.
2-Por quer aqui tem os melhores equipamentos hospitalares?
Bem...Teresina vive basicamente disso! Desse pólo de hospitais, é uma questão logística!
3 - Por quer aqui a população sente mais segura com os diagnósticos médicos, já que os médicos são todos jovens?
Por quer heim?
Primeiro...porque os futuros médicos e outros profissionais de saúde que se formarão lá são inteiramente voltados para ESTUDO!!!
Sim estudam mesmo! Olha sós as notas do ENADE de medicina da UFPI e compara com a da UFPA... há também todo um incentivo para o aluno que estuda lá... Mídia e outros... os cursinhos pré-vestibulares estão lotados. Colégio da rede particular lá geralmente o aluno passa 6h estudando (com exceção do Dom Barreto, onde o cara passa o dia todo na aula)...Ou seja...tão lá é pra estudar!!!
Pergunto mais...Cadê a UFPA pra trazer cursos de qualidade para Parauapebas e Região??, Cadê a UEPA?? Cadê o governo (tanto municipal como estadual) pra lutar por parcerias para trazer campus definitivo para cá e não esses cursos periódicos!
Agora nossos Jovens...Preferem a Rocinha, a praça, etc... Ao invés de estudar....
Wdson Magalhães - Farmacêutico Bioquímico

Nenhum comentário: