quinta-feira, 18 de março de 2010

Convocatória: Caravana Internacional no “Sistema Norte” da Vale


Nós, organizações e movimentos sociais, ambientais e sindicais de Pará e Maranhão, unidos a todas as entidades promotoras do I Encontro Mundial dos Afetados pela Vale (Rio de Janeiro, 13 a 15 de abril de 2010),  convocamos  e convidamos organizações sociais, sindicais, associações e movimentos de nossos estados a participarem da Caravana Internacional na região norte do País, imediatamente antecedente ao evento do Rio de Janeiro. 
Contexto
Assim como demonstrado na convocatória do Encontro Mundial dos Afetados, em nossas regiões sentimos particularmente o impacto da Vale e o vazio de propostas sócio-econômicas que garantam o desenvolvimento integral do povo e uma maior repartição dos lucros da companhia multinacional.
Nas regiões das minas (Serra de Carajás) o impacto sobre o meio ambiente é violento e irreversível. Numerosos são os conflitos pela posse da terra, com moradores e assentados progressivamente afastados de suas propriedades em função da incessante expansão dos projetos de mineração da Vale.
Os conflitos trabalhistas são extremamente numerosos (mais de oito mil causas na Justiça do Trabalho); muitos trabalhadores têm denunciado a multinacional por graves conseqüências à saúde e por estarem sendo expulsados de suas moradias uma vez que não são considerados mais 'úteis' para a produção.
As cidades de Parauapebas e Marabá estão inchando sem controle, acumulando problemas de violência, desemprego, falta de saneamento básico, de segurança e de mínimas condições para uma vida digna. Os royalties e projetos de desenvolvimento oferecidos pela companhia são insuficientes, muitas vezes recolhidos com atraso e em muitos casos acabam servindo como mais um instrumento de controle pela mineradora das decisões tomadas pela administração pública local.
A cadeia industrial ligada à extração do minério de ferro e da bauxita tem gerado ao longo das décadas desmatamento e poluição; ainda nesse ano de 2009, na cidade de Barcarena-PA, sede da empresa Alunorte (do grupo Vale), um grave vazamento de arsênico, ferro, alumínio, titânio, cromo, chumbo e mercúrio contaminou o rio Murucupi e afetou centenas de moradores da região. Acrescentam-se também os conflitos na área laboral, destacando-se os afetados por doenças de trabalho. Justiça nos Trilhos

Nenhum comentário: