quarta-feira, 10 de março de 2010

VALE DISCRIMINA TRABALHADOR DOENTE


No Acordo Coletivo Específico 2008/2009 e 2009/2010, assinado entre o sindicato Metabase    de Carajás e a Vale além de outras enganações, existe uma que deixa cristalizada a discriminação da Gerência da empresa junto com a  diretoria do Sindicato Metabase.
Estes Acordos Coletivos, em vez de trazerem beneficios para os trabalhadores, esta  trazendo prejuízos inaceitáveis. Principalmente para os doentes e mutilados pelo excesso de trabalho que são submetidos na área. Essas cláusulas em nenhum momento foram apresentadas para votação, mas sim escondidas da classe e vendidas para a empresa.
O sindicato Metabase de Carajás, com esta política esta prestando um grande serviço para a Vale que  a muito tempo pretendia se livrar, à todo custo, dos trabalhadores que estão afastados de suas funções em decorrência de acidentes ou doença do trabalho. Principalmente depois das derrotas que a Vale esta tendo na Justiça do Trabalho.
Uma das cláusulas trata da permanência nas casas do núcleo, de trabalhadores que estão doentes, ou seja, quem estiver doente, não mais poderá continuar residindo no Núcleo residêncial. Além da casa, os trabalhadores estão perdendo assistência médica no Hospital do Núcleo,  o auxílio para custeio de despesas com colégio para os seus dependentes e outros benefícios.

CHEGA DE DISCRIMINAÇÃO
EXIGIMOS RESPEITO PELOS NOSSOS DIREITOS
Chega de desrespeito, exploração e cinismo. Nós, trabalhadores lesionados da Vale de Carajás, estaremos fazendo uma série de protestos e denúncias contra o desrespeito da Vale e do sindicato Metabase de Carajás com seus trabalhadores doentes.
 O movimento dos lesionados, coordenado pela oposição sindical, realizará ato público, em frente à Câmara Municipal de Parauapebas, no dia 09 de março, quando será protocolado no legislativo,  denúncias de armação da Vale junto com  o Sindicato Metabase de Carajás, contra os trabalhadores doentes que estão sendo discriminados.
Nos dias 16 a 18, será feito um manifesto em Brasília, em conjunto com outras vítimas da empresa de outros Estados, onde serão protocoladas denúncias em vários órgãos, dentre eles, Ministério do Trabalho e Emprego, Procuradoria Geral da República, OIT, OAB, Sec. De Direitos Humanos da Previdência, além de um manifesto em frente a Embaixada do Canadá, em apoio à greve dos companheiros da Vale Inco do Canadá, os quais estão de greve há 7 meses. Firmeza dos trabalhadores canadenses abre os caminhos da solidariedade internacional .

Nenhum comentário: