segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mulheres de Parauapebas

Mulheres de Parauapebas discutem seus direitos em conferência municipal

DSC_0021

Fortalecer a autonomia e empoderamento das mulheres de Parauapebas. Foi com essa ideia que a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi realizada na Câmara Municipal, nos dias 4 e 5 de agosto, tendo como tema central: Mulheres de Parauapebas discutem seus direitos.

Durante a conferência, palestra e debates proporcionaram referenciais às mulheres parauapebenses para uma avaliação da realidade social, econômica, política, cultural e sobre os desafios para construção da igualdade de gênero. Além disso, por meio de discussões em grupos sobre eixos estratégicos, as mulheres inscritas na conferência formularam diretrizes, que serão inclusas no I Plano Municipal de Políticas para Mulheres.

Para a educadora em saúde pública, Celeste Pinheiro, as políticas para as mulheres exigem comprometimento por parte delas próprias, para transformar os objetivos em realidade. “Eu espero que na construção do Plano de Políticas para as Mulheres haja um comprometimento, para que as coisas aconteçam e não caiam no esquecimento. Precisamos estar unidas, esclarecidas e comprometidas”.

DSC_0056

A conferência teve como eixos estratégicos de discussão a autonomia e igualdade no mundo do trabalho; educação inclusiva e não sexista; saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e participação das mulheres no espaço de poder.

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Joelma Leite, a conferência é um estímulo para a participação de diversos segmentos representativos dos movimentos de mulheres na criação de políticas públicas efetivas.

A conferência contou ainda com a eleição de oito delegadas, que representarão Parauapebas na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que será realizada no mês de outubro em Belém.

Texto: Kelinne Oliveira

Fotos: Moraes

Nenhum comentário: