terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pará se destaca nas paraolimpíadas escolares

imageEntre os dias 27 e 31 deste mês, a cidade de São Paulo sedia a 5ª edição das Paraolimpíadas Escolares, maior evento do gênero em toda a América Latina e que deve reunir mais de mil jovens.

As Paraolimpíadas Escolares é um evento realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro em parceria com o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Prefeitura de São Paulo.

Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

Os atletas inscritos somam 1211 dos 23 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. Eles disputam, este ano, dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, Goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. O evento pretende revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nas Paraolimpíadas de 2016.

Judô – O judô Paraolimpíco Paraense mais uma vez brilhou nas Paraolimpíadas Escolares 2011. Rayfran Mesquita está confirmado na seleção principal que vai ao Para-pan de Guadalajara, na categoria até 60kg.

No feminino foi ouro com Keiteley Frazão, sendo também premiada com um troféu de atleta destaque, podendo visitar Londres em outubro deste ano. Tiago Marques ficou com a prata e Leonardo Nogueira com o bronze.

A seleção paraense foi toda de Parauapebas e mais uma vez se destacou na maior competição Paraolímpica Escolar do mundo. Vale ressaltar que os atletas de Parauapebas têm o total apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Nenhum comentário: