sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Acip discute novo modelo econômico para Parauapebas

Paulo Haddad - Ex-ministro da Fazenda (1)

O encontro na sede da associação reuniu representantes de várias entidades e teve a presença do economista Paulo Haddad, ex-ministro da Fazenda e Planejamento entre is anos de 1992 e 1993

Foi realizado na última semana nas dependências do auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip) um encontro que contou com a presença de representantes de diversas entidades de Parauapebas, entre elas, a Acip, Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), mineradora multinacional Vale, entre outras. O objetivo da reunião era de apresentar aos presentes um novo modelo econômico para Parauapebas e região, para que os munícipes da área não dependam apenas de projetos minerais.

Na oportunidade, o economista Paulo Haddad que já tinha comparecido na Acip a alguns meses antecipando o estudo que seria feito, apresentou um relatório sobre o modelo de economia alternativa para a cidade de Parauapebas, que visa à criação de uma matriz econômica sem dependência exclusiva da mineração.

Autoridades estão preocupadas com o futuro de Parauapebas e região

Na exposição do relatório, Haddad destacou resultados de uma pesquisa quali-quantitativa sobre educação, infra-estrutura e potencialidades econômicas de Parauapebas. Falou ainda sobre a metodologia utilizada para a formulação do modelo de economia alternativa e sobre a análise dos sistemas produtivos locais.

“Para a efetiva implantação de uma matriz econômica alternativa é necessário identificar os fatores vocacionais de Parauapebas como agropecuária, indústria, comércio atacadista e varejista. "Em primeiro lugar temos que identificar quais são os fatores vocacionais que vão determinar o futuro da cidade. Parauapebas deve ter umas 15 ou 16 vocações definidas, e dessa forma procurar agregar modernidade e valores a essas atividades. O nosso objetivo é pensar o futuro da cidade daqui há 20 anos, preparando-a para nossos filhos e netos", relatou Paulo Haddad.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Wanterlor:
Leio, sempre que posso, seu excelente blog. Parabéns.
Preciso falar com o professor Paulo Haddad, para enviar-lhe estudos que realizo sobre a questão da criação dos novos estados no Pará.
Eu tinha o e-mail dele, mas não o encontro agora.
É possível você informar-me os contatos do Paulo Haddad (e-mail, telefone, blog, etc.)?
Se quiser informações sobre mim pode perguntar a quem quiser.
Agradeço sua atenção.
Cordialmente
Marcos Klautau
E-mail: mklautau@superig.com.br
Telefones: (91) 3242-6420 * (91) 9986-3600