segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Exposição Era dos festivais

A Secretaria de Cultura apresenta de 23 a 26 de agosto, a exposição fotográfica: Era dos Festivais, no CDC – Centro de Desenvolvimento Cultural. Como parte da programação, no dia 23, acontecerá a palestra do musicólogo, produtor e escritor, Zuza Homem de Mello. O autor do livro “Era dos Festivais: A Parabóla”, leva o leitor a fazer uma viagem sobre o ápice, bastidores e fim dos primeiros festivais de música brasileira.

Festivais:

Entre 1965 e 1972, o Brasil viveu o auge do que ficou conhecido como a Era dos festivais. Organizados pelas TVs Record, Excelsior, Globo e Rio em forma de programas de auditório, os festivais eram grandes competições da música brasileira que se mostraram capazes de mobilizar a população tanto quanto uma disputa de clássicos no futebol.

Após a palestra será exibido o longa-metragem “Uma noite em 67”. O filme retrata a noite mais importante do III Festival da Record: A Final.

Sinopse:

No teatro: aplausos, vaias, um violão quebrado, guitarras estridentes. No palco: os jovens Chico Buarque, Caetano veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. “As músicas: “Roda Viva”, “Ponteio”,” Alegria, Alegria”, “Domingo no Parque”. E só um deles sairia vencedor. Isso é uma noite em 67, um convite para viver a final do festival que mudou os rumos da MPB.

Nenhum comentário: