quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vereadores Mirins são empossados na Câmara Municipal de Parauapebas

Vereadores mirins posam para foto ao lado dos parlamentares da Casa.

Plenário lotado de populares durante a sessão de posse dos Vereadores Mirins_

Olhares atentos e muitos aplausos do público fizeram parte da sessão de posse dos 11 Vereadores Mirins, realizada na tarde da terça-feira, 23, na Câmara Municipal de Parauapebas. Além do Presidente, em exercício, o Vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB), estiverem presentes também, o Prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves (PDT) e o Deputado Federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB), ambos elogiaram bastante a iniciativa de levar o Legislativo para dentro das escolas. Familiares, o Corpo Docente das respectivas escolas e colegas dos Vereadores Mirins também prestigiaram a sessão de posse.

O Vereador Odilon Rocha de Sanção falou das expectativas sobre o Programa. “Tenho certeza que o Câmara Mirim vai ser um exemplo brilhante para o povo de nossa cidade. Esperamos formar Vereadores com conhecimento de causa, ética, responsabilidade e decência no exercício do mandato”, enfatizou.

Já o Deputado Federal Wandenkolk disse que não poderia deixar de parabenizá-los por esse momento tão especial. “Trilhem sempre o caminho da ética, isso é muito importante. Parabéns a cada servidor da educação, a cada escola, e a vocês vereadores, que estão dando exemplo a esse país. Sucesso a todos,” concluiu o Deputado.

Antes do início da sessão, os parlamentes mirins se reuniram para a eleição da Mesa Diretora, que ficou definida da seguinte forma:

Vereador

Partido

Escola

Thiago Carvalho (Presidente)

Partido do meio Ambiente

Cecília Meireles

João Vitor Marques (Vice-presidente)

Partido dos Direitos Humanos

Jean Piaget

Eduarda Shafira Saraiva (1ª Secretária)

Partido da Educação

Antônio Matos

Lourivan Feitosa (2º Secretário)

Partido da Educação

Antônio Matos

O Vereador Presidente Thiago Carvalho, eleito pelo Partido do Meio Ambiente, comandou a Sessão e ao usar a palavra agradeceu a todos envolvidos no Programa, principalmente à escola e à Câmara Municipal que proporcionou a inclusão dos alunos no processo Legislativo. “Muito obrigado a todos por esse momento”, disse Thiago. Também emocionada, a Vereadora Jady Rebeca de Sá Macedo, fez um belo discurso, se comprometendo a lutar em defesa dos direitos das crianças. A recém-empossada salientou também o fato de ser ciente de estar entrando para a história do município como integrante da 1ª Câmara Mirim de Parauapebas.

O Programa Câmara Mirim/A Câmara vai à Escola foi instituído pelo Decreto Legislativo N° 004/2009, durante a gestão do Presidente da Casa, Vereador Euzébio Rodrigues (PT) e desenvolvido pela Câmara Municipal de Parauapebas em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo geral é promover a interação entre a Câmara e a Escola, além de permitir que o estudante compreenda o verdadeiro papel do Poder Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.  Além de promover um melhor discernimento entre todas as fases, regras e leis que regulam e envolve um processo eleitoral, desde a escolha de um partido, filiação, campanha eleitoral (completa), eleição, apuração dos votos e atuação dentro do cenário legislativo.

Confira a lista completa dos Vereadores Mirins:

Colocação

Escola

Vereador mirim eleito

Partido temático

Número de votos

Cecília Meireles

1º Thiago Costa Carvalho

PARTIDO DO MEIO AMBIENTE

228 (Duzentos e Vinte e Oito)

Chico Mendes

2º Leonardo Souza Mundoco

Partido Da Educação

174 (Cento e Setenta e Quatro)

Elizaldo Farias

3º Lucas Ferreira Rodrigues

4º Jady Rebeca de Sá Macedo

Partido do Meio Ambiente

Partido da Educação

153 (Cento e Cinquenta e Três)

147 (Cento e Quarenta e Sete)

Jean Piaget

5º João Vitor Marques dos Santos

Partidos dos Direitos Humanos

145 (Cento e Quarenta e Cinco)

Jozias Leão

6º Daniel Felipe

Partido do Esporte

120 (Cento e Vinte)

Cecília Meireles

7° Elizabeth Pires as Silva

Partido do Esporte

78 (Setenta e oito)

Chico Mendes

8º Eliú Monteiro Maia

Partido da Educação

67 (Sessenta e Sete)

Antônio Matos

9º Lourivan Moraes Feitosa

Partido da Educação

48 (Quarenta e Oito)

10º

Primavera

10º Wanessa Katyele Rodrigues de Brito

Partido da Educação

47 (Quarenta e sete)

11º

Antônio Matos

11º Eduarda Shafira Silva Saraiva

Partido da Educação

44 (Quarenta e quatro)

A primeira sessão ordinária da Câmara Mirim de Parauapebas está prevista para acontecer em outubro. As proposições que forem apresentadas e aprovadas nessa sessão poderão ser encaminhadas para o Executivo, desde que um vereador legalmente eleito pelo povo, apadrinhe a causa e reapresente o mesmo para aprovação em Plenário.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMP

Nenhum comentário: