sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MOÇÃO DE APOIO AO MST

1- O Partido dos Trabalhadores, em seus quase trinta anos de existência, transformou-se no maior patrimônio da classe trabalhadora brasileira. Fruto das lutas democráticas no final da década de 1970, o PT sintetiza o que tem de mais avançado na política brasileira, agregando em seu interior diversas matizes ideológicas, tendo no socialismo democrático seu norte estratégico fundamental.
2- Em sua trajetória, o PT esteve sempre ao lado dos excluídos, do campo e da cidade, atuando permanentemente contra a opressão, a injustiça e exploração que marcam a história do nosso país, do nosso estado, de nossas cidades. Lutando contra a ditadura, exigia democracia e participação popular na política brasileira. Lutando contra o latifúndio, apoiou e apóia os movimentos de trabalhadores rurais que marcham ao encontro de sua dignidade, em ocupações de terras griladas, latifúndios improdutivos, terras públicas usadas para benefícios privados.
3- Fiel a essa trajetória, o PT do Pará vem a público se solidarizar com os trabalhadores e trabalhadoras do MST, fundamentalmente sua liderança, cuja prisão decretada pela justiça mostra que há em nosso estado a tentativa de criminalização dos movimentos sociais, ao invés de enfrentar o problema fundiário, cuja concentração de terras através da prática de “grilagem” impede o desenvolvimento econômico e social do nosso povo sofrido.
4- Não defendemos a prática da violência como meio para resolução do problema fundiário. No entanto, a justiça, que ainda não condenou nem mandou prender os assassinos de trabalhadores rurais, não pode considerar hediondo os conflitos agrários. A prisão das lideranças do MST só revelaria a face parcial da justiça paraense, postura que não podemos aceitar.
5- Para pacificar e desenvolver o campo precisamos de diálogo permanente e de uma política efetiva de reforma agrária. A desproporcionalidade do conflito, no qual o latifúndio tem o poder econômico e midiático, exige que nós, do PT, saiamos em defesa dos lutadores e lutadoras que estão sendo tratados como bandidos. Abaixo a violência no campo! Viva a luta pela reforma agrária! Por um Pará e um Brasil sem latifúndio.
Fábio Pessôa
Secretaria de Comunicação do PT-PA.

2 comentários:

Anônimo disse...

No PT ainda tem vida pensante. Parabéns ao Fábio Pessoa.

Anônimo disse...

ABAIXO A VIOLÊNCIA NO CAMPO!
Para usar uma das frases do próprio PT. Que o MST pare de DEPREDAR O PATRIMONIO de pessoas que levaram anos construindo-os. Eles não têm culpa do INCRA não fazer a reforma agrária e do GOVERNO deixá-los entregues a própria sorte. Toda essa balburdia chamada de luta pelos direitos não deve ficar impune. O PT É UM PARTIDO BANDIDO. E APOIA BANDIDOS TAMBEM. HÁ OUTROS MEIOS PRA CHEGAR A ROFORMA AGRÁRIA. OS LÍDRES DO MST SÓ LEVA CADEIA SE CONTINUAR AGINDO ASSIM. ELES PRÓPRIOS É QUE ATRASAM A REFORMA COM SUAS VIOLENCIAS. QUEM PAGA É QUEM REALMENTE PRECISA PEGAR NA ENXADA. ABRAÇOS PARA OS ENGRAVATADOS TRAVESTIDOS DE SEM TERRA.