terça-feira, 24 de novembro de 2009

Câncer

Brasil terá quase 500 mil novos casos de câncer em 2010, prevê Inca
Entre os tipos mais comuns estarão os de pele, próstata e mama.
Segundo estudo, mulheres serão mais afetadas que homens.
O Brasil terá quase meio milhão de novos casos de câncer em 2010. Foi a essa conclusão que chegou um estudo que traça a estimativa da doença em todo o país, realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os pesquisadores estimam que até 2020 os casos de câncer no país aumentarão 38%, o que corresponderia ao aumento da população – esse parâmetro é semelhante ao de outros países.
Os dados, divulgados nesta terça-feira (24), mostram ainda que o câncer de pele não melanoma (que é aquele diagnosticado precocemente, sem risco de metástase), de próstata e de mama serão os mais comuns no ano que vem. Só em 2009, segundo o Inca, o Brasil serão US$ 1,5 bilhão gasto com a doença nos setores público e privado. A expectativa é que esse valor seja duplicado em cinco anos.
“A ocorrência do câncer está relacionada ao envelhecimento populacional. O risco de adoecimento é maior nos homens, mas, como há mais mulheres na terceira idade, elas representam, em números absolutos, a maior parte do número de novos casos, com 52%”, explicou o coordenador de vigilância e prevenção do Inca, Cláudio Noronha.
Homens X Mulheres
Com exceção do câncer de pele não melanoma, nos homens, o câncer mais incidente é o de próstata (28,7%), seguido do de pulmão (9,7%) e o de estômago (7,6%). Nas mulheres, segundo o estudo, em primeiro lugar está o câncer de mama (25,6%), seguido pelo de colo do útero (9,6%) e cólon e reto (7,7%).
Mas essa relação sofre algumas alterações se observados os dados regionais. “As regiões Sul e Sudeste são as de maiores incidências de câncer”, observa Noronha. O estudo revela ainda que, a cada 100 mil homens, 54 terão câncer de próstata. Entre as mulheres, 49 em cada 100 mil vão desenvolver câncer de mama. Mais

Nenhum comentário: