sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Charles Trocate

PARA QUEM QUISER...

Se é agosto
A concepção vai torta
Tudo anda avesso e daí?
Quem governa não sabe de mim,
Nem dos camaradas afáveis.
Mais meu amor
É um plano invicto e tem dorso
Beija a outra margem do sol,
É um ato sem nome
[perambulando!
-----------
A vida não é apenas isso.
Mais o que fazer se a política endoideceu as palavras
Não sabe nada de coisas passadas.
O que torno dizer
É indivisível
Não pode ser paradoxal
A geografia de tudo não cabe
[no coração.
------------------
Se me escapo
O riso é de pura aventura
O fio da razão seqüela ainda mais a imperfeição,
O que fazer?
Entre o fervo
E a palavra toda aflição
Que a lucidez implora.
Não há consenso
A pedra é pedra e fura o desespero
É inútil tanto palácio!
Meu silêncio tem um estômago
Confronta sem amizade,
Seu equilíbrio
É música que danço sem
[fim!
------------------
Nessa distância
Só posso me inventar.
O medo tem sua estratégia
Arrogante se joga no ar!
Aqui entre as rugas do poder
Só há destinos tímidos
Fantasmas letrados?
Pelas ruas de mim
Não passará o hipócrita!
O cuscuz das horas beira a
[intimidade
-----------------
Resmunga
Um sabor de tão futuro,
O que querem vocês com os muros?
Se o mundo é pequeno saio de dentro dele, e daí?
A luta como meio
O poema como fim!
A carícia é apenas slogan.
Em todos os cantos
O cartaz do passado devora e etc...
E o olhar deixou de ser
A fronteira da dor.
Quem quer essas rimas, quase infames?
Só peço, meu sobrenome
------------------------
Não é panfleto
Seu uso é apenas da classe.
Quem é mesmo esse obeso Hiroshi?
A fala não entende nada de mim
O superficial já esgotou-se
Tem bolso
O delírio que se faz assim?
Entendam, o mapa quer outro mapa.
Mesmo uma felicidade!
E os lobos, mil estepes
Como não quer o covarde.
--------------------------
Como sangra
O presente e seus bajuladores!
A ordem, sinto muito..
Ficará sem meu amém!
A luta como meio
O poema como fim!
A carícia é apenas slogan.

 Charles Trocate
Novembro de 2.009
De algum lugar desse país, de notícia de jornal.

11 comentários:

Anônimo disse...

É dessa forma a resposta aos seus crime??? E o blogueiro faz apologia a tudo isso? Louco para que o mundo se transforme na anarquia que sempre trás a utopia de que o mundo deve ser gerido pelos bandidos.

chapolin07 disse...

Negão...

publica nossa moção de apoiio ao MST.

Abraços,

Leo

MOÇÃO DE APOIO AO MST

1- O Partido dos Trabalhadores, em seus quase trinta anos de existência, transformou-se no maior patrimônio da classe trabalhadora brasileira. Fruto das lutas democráticas no final da década de 1970, o PT sintetiza o que tem de mais avançado na política brasileira, agregando em seu interior diversas matizes ideológicas, tendo no socialismo democrático seu norte estratégico fundamental.



2- Em sua trajetória, o PT esteve sempre ao lado dos excluídos, do campo e da cidade, atuando permanentemente contra a opressão, a injustiça e exploração que marcam a história do nosso país, do nosso estado, de nossas cidades. Lutando contra a ditadura, exigia democracia e participação popular na política brasileira. Lutando contra o latifúndio, apoiou e apóia os movimentos de trabalhadores rurais que marcham ao encontro de sua dignidade, em ocupações de terras griladas, latifúndios improdutivos, terras públicas usadas para benefícios privados.



3- Fiel a essa trajetória, o PT do Pará vem a público se solidarizar com os trabalhadores e trabalhadoras do MST, fundamentalmente sua liderança, cuja prisão decretada pela justiça mostra que há em nosso estado a tentativa de criminalização dos movimentos sociais, ao invés de enfrentar o problema fundiário, cuja concentração de terras através da prática de “grilagem” impede o desenvolvimento econômico e social do nosso povo sofrido.



4- Não defendemos a prática da violência como meio para resolução do problema fundiário. No entanto, a justiça, que ainda não condenou nem mandou prender os assassinos de trabalhadores rurais, não pode considerar hediondo os conflitos agrários. A prisão das lideranças do MST só revelaria a face parcial da justiça paraense, postura que não podemos aceitar.



5- Para pacificar e desenvolver o campo precisamos de diálogo permanente e de uma política efetiva de reforma agrária. A desproporcionalidade do conflito, no qual o latifúndio tem o poder econômico e midiático, exige que nós, do PT, saiamos em defesa dos lutadores e lutadoras que estão sendo tratados como bandidos. Abaixo a violência no campo! Viva a luta pela reforma agrária! Por um Pará e um Brasil sem latifúndio.





Fábio Pessôa, secretaria de Comunicação do PT-PA.

Anônimo disse...

Esse Charles Trocate é foda né?
Incomoda a todo mundo e ainda o desgraçado faz um verso extraordinário. Só espero, que os fazendeiros não o matem, aliás isso é facil de mais para eles, mais estamos de olho, viva Charles, sua lua e também a sua poderosa poesia! E Wanterlor, esse seu blog é muito bom, é isso, em tempos de PIG (PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA) E uma classe média abestalahada,nada melhor que polarizar, assim como o faz.

Antonio Holanda
Marabá

Popó Costa disse...

Tava pensando ca com meus botões, que perigo um poeta, compositor, trabalhador brasileiro, cujo unico objetivo que tem na vida é lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, pode trazer para a sociedade ao ponto de ser condenado a se juntar aos milhares de bandidos que habitam hoje os presidios deste país. acho que o mundo tomou um novo rumo. quem mata freira tem direito a liberdade, quem mata pais de familia também, contudo, quem tentar mudar isso deve ser preso. esso moço de quem tenho orgulho de ser amigo, é incapaz de ofender alguém, de levantar a voz mesmo quando não concorda com qualquer coisa. ele não é bandido, é um garoto que cresceu nas ruas de Paraupebas com seus sonhos e resolveu lutar por eles. liberdade ao Charles, liberdade ao povo brasileiro.

ROBERTA SANTOS disse...

Vanterlor concordo com a pessoa lá de cima quando diz que seu blog é bom. realmente é bom.
Diferente de quando você era vereador, FOI o pior de todos os tempos. Na minha opinião e na opinião de muita gente. Era um verdadeiro cordeirinho com o Prefeito, que hoje vc chama de síndico. mamou nas tetas do governo até cansar, depois que perdeu as tetas, resolve maltratar a todos. E agora vc vem puxar o saco e bajular esse vagabundo chamado TROCATE do MST. Gostaria de ver vc puxando o saco dele, depois que ele invadisse e depedrasse sua fazenda lá na APA, fazenda esta comprado quando você era um medíocre vereador. Mais quanto foi mesmo o valor dela? Eu sei. tenho cópias de toda documentação, se for publicada, você não vai ter como explicar como comprou a mesma.

Agora mim prove e prove pra todos que leem seu blog, que você é um pouco homem, e publique este comentário. EU DUVIDO.

ROBERTA SANTOS.

Unknown disse...

Minha cara (o)
Este Blog tem por principio respeitar as opiniões de todos os visitantes e com isso respeitar também o amplo direito ao contraditório. Para exercer essa política o Blogger não precisa ser homem, macho ou coisa desse gênero. O exercício do pensamento é livre independente do sexo o da opção sexual de quem expõe. O fato de publicar o seu comentário não esta relacionado com minha sexualidade e sim pelo simples fato de não temer ameaças seja elas suas ou de outrem. Quanto às documentações que fala possuir, se as tem, fique a vontade de expor a quem quiser, pois em nenhum momento elas me ameaçam. Todas as documentações, valores e forma de pagamentos, referentes à compra da fazenda estão no ICMBIO/IBAMA de Parauapebas e são públicas, com acesso a todos os cidadãos.
Fique a vontade e volte sempre.
Um grande abraço

William Bayerl disse...

Você é phoda Negão (rs)

chapolin07 disse...

Caro Companheiro...

Meu Amigo Charles...

não sei se voce terá condições de ler nossa mensagem... mas, espero que sim...

Devo lhe lembrar que sua fala, sua poesia, seu sonho, sua utopia é referencia para todos os nossos companheiros, principalmente, para os mais jovens...

Ser seu amigo é uma das coisas mais importantes e maravilhosas que minha vida me deu... e o nosso projeto do livro às quatro mãos será realizado, meu amigo Charles...

Qaundo voce estiver de volta entre nós comemoraremos com violão, poesia, música e nossa cachacinha de praxe...

volte logo meu amigo; seus amigos sentem a falta de sua palavra firme e doce, de seu verso forte e cheio de esperança...

volte logo meu amigo...

enquanto esperamos sua volta, queriamos deixar este pequeno verso pra acalentar suas noites que sei estão vazias sem presença física de quem lhe admira e gosta de voce:

Enganam-se os ditadores
Em seus sonhos medonhos
Perseguindo os sonhadores
Pensando que matam sonhos...

Fica com esta palavra, meu amigo Charles... sei que falo em nome de muitos...

Leonidas Mendes Filho

Unknown disse...

Meu Caro Roberta (MM)
Não sou inimigo politico do companheiro Darci.
Minha propiedade na APA não é nenhum latifundio.
E tenho um imenso carinho e admiração pelo companheiro Charles.
Seum cometarios com ofensas as pessoas não serão publicados, quanto a mim pode ficar a vontade para fazer-las que serão todas publicadas.
Saiba ainda que quando no mandato de vereador sempre apoei e apoio as lutas do MST e não tenho nenhum medo de seus atos.
um grande abraço
( o bom desse troço é que a gente deixa rastro. viu MM)

ROBERTA SANTOS disse...

Wanterlor,

Você falou, falou, falou e não explicou NADA, NADINHA. É sempre assim. Mais eu entendo. É difícil explicar o INEXPLICÁVEL. né?

Rabo de palha deve ser um troço muito ruim né?

Tenho certeza que mais este comentário não será publicado, assim como o anterior não foi.

E quanto ao rastro que você se referiu, vou te dizer uma coisa: NÃO TENHO RABO DE PALHA, como muitos políticos, bloggers que tem por aí não.

Continue com seu blog que é muito bom, porém age com parcialidade, só publica os comentários que lhe convém.

Anônimo disse...

Dizer que o Wanterlor foi pior vereador de todos os tempos é um absurdo um parlamento que hj tem Vasconcelos, Miquinha, Zé Alves, Wolner, tudo bem que são camaradas muito prestativos e amigos, no entanto no exercício do mandato estão ainda muito além da atuação de Bandeira quando esteve por lá.