quarta-feira, 2 de março de 2011

Paraenses entre os ganhadores do Concurso Jovens Ilustradores

Espécie nova da Mata Atlântica recebe nome de Zilda Arns e tem ilustração lançada em selo dos Correios

Planta foi desenhada por um dos sete ganhadores do concurso Jovens Ilustradores, promovido pela Vale

O Jardim Botânico foi palco da premiação de seis alunos e um professor de escolas públicas, vencedores do concurso de ilustração botânica Jovens Ilustradores, promovido pela Vale, que mobilizou mais de dois mil estudantes de escolas públicas em 17 cidades brasileiras. A médica Zilda Arns foi a grande homenageada. Ela dá nome a uma nova espécie encontrada na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), local onde foram produzidas as ilustrações para as artes finais dos selos. A reserva, mantida pela empresa, é um das maiores áreas de Mata Atlântica em relevo plano do país.

Rogério Arns, especialista em desenvolvimento comunitário, participou da solenidade que homenageou sua mãe e, em seu discurso, destacou a importância do projeto. “Esta iniciativa mostra a diversidade do Brasil, tanto botânica quanto humana, que agora será divulgada e disseminada por meio dos selos”.

A diretora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Vale, Vania Somavilla, comentou sobre como o projeto concilia preservação ambiental com a arte, estimulando o talento de jovens de diferentes regiões onde a empresa atua. “O resultado final das ilustrações mostra como os meninos conseguiram capturar a essência de cada uma das espécies”.

Para Sergio Giacomo, diretor do Departamento de Comunicação Corporativa da Vale, “o concurso que envolveu mais de dois mil alunos e professores de todo o país mostra que quando falamos em jovens talentos na realidade, já pensamos no que que eles podem fazer amanhã”.

Ilustrações serão disseminadas por meio dos selos - O trabalho dos jovens imortalizou espécies raras da Mata Atlântica em selos comemorativos dos Correios. Foram impressos 10 mil selos, que serão usados nas correspondências da empresa. Os novos artistas representam as cidades de Rosário do Catete (SE), Vila Velha (ES), Paragominas (PA), Canaã dos Carajás (PA), Açailândia (MA), Congonhas (MG) e Rio de Janeiro. A planta que receberá o nome de Zilda Arns - espécie Martinella sp. (cipó-ouro) - foi ilustrada pelo carioca William Amaral da Silva, de 16 anos, morador de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, um dos vencedores do concurso.

A planta foi descoberta pelos pesquisadores Alexandre Rizzo Zuntini e Lúcia G. Lohmann e constitui o primeiro registro do gênero na Mata Atlântica. Pertence à família Bignoniaceae e, assim como as demais espécies do gênero, é uma liana, que cresce em regiões de mata fechada, como a Floresta Alta, encontrada em Linhares (ES). A espécie tem flores em forma de funil, com lobos do cálice fortemente partidos. Em oposição às demais flores de Martinella (que são cor-de-vinho), as flores da nova espécie são amarelado-douradas, o que dá seu nome popular: cipó-ouro. Seu fruto é desconhecido.

Sobre o Jovens Ilustradores

O Projeto Jovens Ilustradores, uma iniciativa da Vale, foi lançado no dia 5 de junho de 2009, Dia Mundial do Meio Ambiente. O concurso de ilustração botânica envolveu mais de 2 mil jovens e professores do ensino público em 17 cidades brasileiras onde a empresa atua e teve a duração de quase um ano. Foram realizadas um total de 16 oficinas de ilustração botânica, mobilizadas 22 escolas públicas, produzidas 254 ilustrações e selecionados 320 alunos na 1ª etapa do projeto.

A ilustradora botânica Dulce Nascimento, discípula da inglesa Margaret Mee, foi escolhida como coordenadora do projeto, e junto com a ilustradora Ana Iath participaram das oficinas.

Das sete oficinas de ilustração botânica realizadas, foram selecionados 98 desenhos e desse total, seis jovens e um professor foram escolhidos para participar da oficina final em Linhares (ES), na Reserva Natural Vale, onde fariam as ilustrações para os selos dos Correios.

O objetivo do Jovens Ilustradores foi despertar aptidões artísticas e disseminar conceitos de educação ambiental e conhecimento botânico entre jovens de 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Vencedores do concurso e espécies ilustradas

Sergipe – Rosário do Catete

Vencedora: Poliana Honório
Ilustração: Calathea vaginata


Espírito Santo –
Vila Velha

Vencedor: Luiz Felipe Costa

Ilustração: Heliconia laneana


Minas Gerais –
Congonhas

Vencedor: Jeferson Souza Rocha Silva

Ilustração: Aechmea sucreana
Maranhão –
Açailândia

Vencedor: Luís Carlos Conceição
Ilustração:
Syagrus botryophora
Pará –
Canaã dos Carajás

Vencedor: Ronildo dos Santos Carneiro
Ilustração:
Bowdichia Virgilioides
Rio de Janeiro –
Rio de Janeiro

Vencedor: William Amaral da Silva
Ilustração:
Martinella sp.nov - nova espécie encontrada na Reserva Natural Vale de Linhares (ES). A planta receberá o nome de Zilda Arns

Pará – Paragominas
Vencedor: professor Fabrício Lagos Correa

Ilustração: Cyrtopodium holstii

Rio de Janeiro, 1º de março de 2011

Nenhum comentário: