terça-feira, 15 de março de 2011

PT: entre nomes e projetos

Por Leônidas Mendes Filho

“(...) Sou convicto de que não é o debate empecilho da ação!

O que impede a ação é a ignorância, é a falta de esclarecimento

Pelo debate! (...).”

(Péricles, governante ateniense, séc. IV a.C.)

Começo lembrando que não é a primeira vez que inicio um texto recorrendo a Péricles, quando, em 431 a.C., discursou convocando aos cidadãos atenienses para a Guerra do Peloponeso, contra Esparta, que findou com a derrota e destruição de Atenas, em 404 a.C.

Justifico. Sempre recorro a este ensinamento quando me ponho a refletir sobre os rumos do PT e do pensamento de esquerda no mundo, na América Latina e no Brasil; e, agora, mais particularmente, no Pará e em Parauapebas, onde, e sinto dizer, “nomes” nunca foram problemas; mas, sim, uma clara ausência de “projeto político”: o que falta ao Partido dos Trabalhadores, no Pará, como um todo, e em Parauapebas, em especial, não são “nomes”: os temos e, ouso afirmar, em quantidade e qualidade para quaisquer disputas eleitorais, inclusive o seu, Wanterlor.

Entretanto, se entendo que o PT de Parauapebas possui bons, e qualificados, “nomes” para a disputa eleitoral vindoura (eleições municipais 2012), não posso deixar de refletir sobre o “projeto político” que teria e, óbvio, o “tal nome” deverá (deveria) apresentar, propor e defender junto à sociedade parauapebense; este eu não vejo, não sei se por obtusidade de minha visão míope ou se por conta dos limites de minha racionalidade, formada em outras plagas, sobre outras condições e estímulos.

2 comentários:

Sr. Ação disse...

O problema Léo Mendes, é que de discuros vc é ótimo, mas de ação neca de pitibiriba. Fora alguns dos seus, vc não tem mobilidade política. E isso é uma pena.

Anônimo disse...

Caro Sr. Ação...

sou obrigado a concordar: entre a percepção do fato, sua reflexão e a ação sobre ele a distância é grande. Também tenho minhas limitações; e, como voce, eu também lamento. Tenho feito uma profunda autocrítica: e tentando suprir esta lacuna pelo aprendizado. Quanto à segunda parte de sua construtiva crítica ("Fora alguns dos seus (sic), vc não tem mobilidade politica (sic)"), confesso que não entendi (também tenho limitações intelectuais, como voce pode ver), por isso não posso sequer justificar; mas, também lamento muito.

Obrigado,

Leo Mendes Filho