quinta-feira, 17 de março de 2011

Direito ao contraditório

Leo Mendes Filho responde o comentário publicado aqui:

Negão, 

Venho uma vez mais pedir-lhe espaço em seu prestimoso blog para postar algumas de minhas parcas ideais. Gostaria, entretanto, de abusar de sua paciência, e da de seus leitores, para expor alguns esclarecimentos:

1) mantenho-me, convencido, como anteriormente já o disse, de que “o debate não impede a ação”; pelo contrário: a torna melhor e mais eficiente. Por isso, considero esta nota como parte do debate, iniciado por ti, em torno dos prováveis e possíveis nomes petistas para disputa da sucessão municipal de 2012; e o dedico especialmente ao “Sr. Ação” por conta de sua crítica ao meu “comportamento meramente teórico” e “pouco prático”, se bem o entendi, e como agradecimento à sua “provocação” que, como você está vendo, me motivou a ampliar ainda mais o debate, na expectativa de que, a partir deste, cheguemos à ação;

2) nunca me cobraram, como também nunca o tive, o “poder de decisão e execução” sobre políticas públicas; sempre estive no campo da teoria, da propositura de ideais. Ainda assim, não arvoro que as minhas teorias e ideais sejam a priori melhores que as dos demais cidadãos e cidadãs, por isso, as ofereço em debate, inclusive para aprimorá-las;

3) estas “minhas” teorias e idéias não são fruto de lampejos ou de iluminação! São produtos de minhas leituras e de diálogos (debates) a que sempre me propus com amigos, vizinhos, parceiros; e faço questão de destacar pelos menos alguns deles que sempre me ajudaram a esclarecer obscuras ideais e meus limitados pontos de vista; e sem querer ser injusto com ninguém, mas, você, o Cláudio Feitosa, o Marcel Nogueira, Lindolfo (meu irmão), Parazinho, Tadeu e o Zé Dudu, contribuíram muito; entretanto, estão isentos de minhas limitações e equívocos;

4) por fim, gostaria de lembrar ao “Sr. Ação” que, conforme nos fala a Bíblia, “No princípio era o Verbo (...)”, por isso, espero que ele continue sua colaboração e ajude-nos a aprimorar esta nossa proposta.

Como não tenho poder para executá-la peço a todos que nos ajude a mobilizar a sociedade e levá-la adiante, para “não ficarmos só no ‘verbo’ (ou na ‘verba’)”. E, garanto, virão mais propostas como esta, sobre vários e diversos temas e problemas de nossa cidade, não como solução, mas, como sugestão.

Sem mais, peço-lhe ainda que publique esta missiva e (não sei como) crie um link para a divulgação da proposta do nosso projeto e vamos ver como podemos conseguir apoio social para ele.

A meus alunos(as) fonte de minhas inspirações e preocupações, pois, o “futuro bate em nossas portas”,

Abraços,

Leo Mendes Filho

Comentário do Blogger: Leo Mendes Filho o Pôster e outros companheiros, preocupados com a destinação dos recursos da divida da Mineradora Vale, apresentamos ao governo municipal e ao Partido dos Trabalhadores um pré-projeto de lei para criação de um fundo de gerenciamento dos recursos da divida da Mineradora Vale com o Munícipio de Parauapebas.  (Clique aqui e leia o projeto na íntegra)

3 comentários:

Anônimo disse...

Me parece que há uma questão conceitual para ser definida acerca do fundo, mas posso estar enganado. No caso, o projeto apresentado não se trata de um fundo, mas de uma política de regulamentação de utilização da CFEM (royalties). O fundo, penso, deveria ser constituído com uma parcela desses recursos (royalties mensais + dívidas da VALE) que passariam um tempo indisponível e que seriam utilizados posteriormente, seria uma espécie de pactuação intergeracional. Ou seja, se pegaria uma parcela dos recursos e se constituiria um fundo, que após alguns anos poderia ser utilizada em programas estratégicos e/ou políticas públicas nas áreas sociais.

De qualquer forma, a constituição do fundo é um aspecto, de sorte que não invalida uma regulamentação da CFEM, tal qual proposto no projeto do Léo.

É por aí!

O projeto merece uma discussão, mas o rumo é esse mesmo. Paraupebas agradeceria ao Prefeito, tão descuidado que é, se tivesse maior zelo e tivesse alguma iniciativa nesse sentido.
Não sei se o "mancebo" tem essa preocupação, julgo que nem lhe passa pelo "tico-teco"! A figura é rara, um pulha!
Paraupebas terá que aguardar!
Deus nos abençoe!

Abs.

Anônimo disse...

Caro Wanterlor,

Sinto que nosso objetivo - a de fomentar o debate sobre o futuro político da cidade - está comencando a tomar corpo. Penso que deveríamos buscar uma formatacäo mais eficiente, e sugiro que estabelecamos um calendário de debates, buscando dar mais consistencia dos nossos argumentos e propostas.
Penso que vc é pessoa certa para isso.

Aproveito para agradecer as sempre cordiais e estimulantes citacöes que o companheiro Leo Mendes faz a mim. É curioso e gratificante ver que mesmo em partidos diferentes podemos ter ideias täo parecidas acerca da problemática da política e do desenvolvimento de Parauapebas.

Sigamos em frente.

Um grande abraco,

do teu amigo,

Cláudio Feitosa

Anônimo disse...

SÓ ESQUECERAM DE PERGUNTAR SE HÁ CONCORDÂNCIA PRA QUEM EFETIVAMENTE MANDA: HERNANDES MARGALHO.