sexta-feira, 4 de março de 2011

Posto policial é inaugurado na Vila Sanção


download

“Estávamos sós, agora a segurança chegou à nossa Vila”. Foi com este sentimento de conquista que Betânia Maria Nascimento de Sousa definiu a inauguração do posto policial na Vila Sanção, nesta última quinta-feira, 03. Ela é presidente da Associação dos Moradores e Produtores Rurais e Desenvolvimento Sustentável de Vila Sanção e Região.

O posto policial, construído em uma parceria entre Prefeitura Municipal de Parauapebas, Governo do Estado e Vale, vem minimizar os problemas enfrentados por esta comunidade de 1.500 pessoas, que convivem com casos de homicídios, tráfico de drogas, prostituição de menores entre outras formas de marginalização.

download (1)

O vereador Odilon Rocha de Sanção enfatizou que a Câmara de Parauapebas reivindicou melhoria às condições de vida da comunidade, “além da segurança policial precisa do trabalho de cunho social do Conselho Tutelar junto aos jovens, visto que é uma das grandes deficiências aqui, em que há menores de idade já mães de família, na prostituição, usuários de drogas e álcool. Portanto, há a necessidade de promover a orientação e mais atividades para esses jovens.

O Major Dionísio explicou a situação da Polícia Militar em Paraupebas, que tem um policial para cada 21 mil habitantes, quando o correto seriam 400 policias para este mesmo contingente populacional. Em fevereiro, houve a formação de policias aprovados em concurso público. Das 200 vagas do concurso apenas 68 foram preenchidas. Mesmo diante das dificuldades, três policiais irão promover a segurança na Vila Sanção. “Devemos expandir o projeto, mobilizar a comunidade, cobrar do Estado um curso para a polícia e trabalhar em conjunto com o Conselho Tutelar para o desenvolvimento social da Vila”, enfatizou o Major.

“A Vale tem um plano muito maior do que essa unidade policial para a Vila, o projeto Salobo está localizado junto à Vila Sanção desde cinco anos atrás, então há uma relação com essa comunidade”, disse Carlos Pedrosa, representante do projeto Salobo da Vale. Na ocasião, representantes da empresa entregaram uma caminhonete para uso da Polícia Militar.

Texto: Cristhianne Cardoso

Fotos: Ascom

Nenhum comentário: