quarta-feira, 23 de março de 2011

Moradores do Liberdade II fazem manifestação na Câmara Municipal de Parauapebas e pedem melhorias para o bairro

Saúde, educação, saneamento básico, asfalto e melhor abastecimento de água foram algumas das solicitações dos moradores do bairro Liberdade II, que se foram à Casa de Lei na sessão da última terça-feira, 22/03 com o intuito de sensibilizar o Legislativo para levar melhores condições os residentes daquela localidade. O plenário ficou lotado de cidadãos e várias faixas com solicitação de infraestrutura mostram quais são os principais anseios da comunidade parauapebense.

Entre os vários requerimentos e indicações pautados e aprovados, está o requerimento N° 021/2011 de autoria do Vereador Antônio Massud (PTB), que solicita a pavimentação asfáltica e saneamento básico nas ruas Fernão Dias, Olavo Bilac, Lima Sobrinho e Gaspar Viana, no Bairro Liberdade II. De acordo com o Vereador, medidas urgentes devem ser tomadas para solucionar o problema do bairro. Segundo Dona Jaqueline Duarte, moradora da Rua Fernão Dias e uma das manifestantes, os principais problemas do Liberdade II é justamente o que o Vereador Massud pediu em requerimento. “Lá não tem asfalto, transporte coletivo, falta saneamento básico, água encanada, e foi para tentar melhorar a nossa vida reunimos alguns moradores para pedir aos vereadores que nos ajudem”, disse Dona Jaqueline.

Posteriormente, o Vereador Zé Alves (PT) apresentou o requerimento N° 023/2011 e pediu o aterramento de uma lagoa localizada entre as ruas 10 e 11, no Bairro União, próxima à Escola Marluce Massariol. Segundo Zé Alves, a multiplicação de insetos e roedores, alagamento nos períodos de chuva e o mal cheio são os problemas que assolam os moradores das proximidades. Zé Alves também apresentou o requerimento N° 024/2011 e solicita drenagem nas ruas do Comércio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em frente ao Hospital Santa Terezinha, no Bairro Rio Verde. O vereador disse que o sistema de drenagem existente naquela área é precário e tem causado desconforto para todos, principalmente no período das chuvas que alaga também a garagem do Hospital Santa Terezinha e impede a passagem das ambulâncias.

Quem também solicitou melhorias para a população de Parauapebas foi o Vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB), com a apresentação de dois requerimentos. No documento de N° 025/2011, o Vereador pediu ao Poder Executivo urgentemente a construção de uma creche para atender a comunidade das Casas Populares I e II, visto que as mães daquela localidade precisam trabalhar fora e não tem com quem deixar os filhos. Já o requerimento N° 026/2011 pede a abertura da Rua Perpétuo Socorro, para interligação das ruas Santo Antônio e 10 de Maio. Para Odilon, a falta de interligação entre as ruas dificulta o acesso das pessoas, que precisam se locomover até as demais ruas do bairro, uma distância de cerca de mil metros.

A indicação N° 07/2011, de autoria do Vereador Israel Pereira Barros (Miquinha) recomenda a construção de 200 casas populares na Palmares I e II, 100 em cada bairro. Além disso, Miquinha também apresentou outra indicação, a de N° 09/2011 que sugere a construção de uma quadra de esporte, reforma e ampliação da Escola Arco-Íris,

localizada no Assentamento Rio Branco. Raimundo Vasconcelos, vereador do PT, sugere por meio da indicação N° 08/2011 a aquisição de uma nova área para a realização de eventos públicos, pois de acordo com ele a Praça de Eventos já não atende a demanda. “Nos grandes eventos cerca de 40.000 pessoas passam pela Praça de Eventos e o espaço já está pequeno, sem contar o caos que fica o trânsito, por que algumas ruas precisam ser interditadas”, afirma Vasconcelos.

Outra indicação apresentada nesta sessão foi a de N° 010/2011, de autoria do vereador Massud (PTB) e sugere ao Poder Executivo que encaminhe ao Poder Legislativo, na forma de Projeto de Lei, um anteprojeto para a criação do Centro de Zoonoses em Parauapebas. Segundo o vereador, as zoonoses, doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa são grandes preocupações da saúde pública. “A população animal solta em nossa cidade é grande, inúmeros animais como, cães, gatos, cavalos ficam pela rua, e isso traz um enorme transtorno não só para as pessoas que transitam livremente, mas também para os motoristas”, defende o vereador.

Em pronunciamento sobre a indicação de Massud, o vereador Adelson Fernandes (PDT) afirmou que esse é um caso que há muito tempo é cobrado e que falta sensibilização do governo para a resolução do problema. “Já passou da hora de o Poder Público tomar uma decisão em relação a essa quantidade de animais que vive de maneira desordenada, largada, sem nenhuma política voltada para o problema. Agora está na lei, já está terminando o prazo para a implantação do centro de zoonoses e o governo tem que atentar para esse assunto, senão ele pode se comprometer juridicamente”, disse.

Ao passar para o grande expediente, o vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB) comunicou oficialmente que é o novo líder do governo na Câmara Municipal. “Aceitei o desafio e vamos levar para o Executivo os anseios do Legislativo e vive-versa,” disse. Já a vereadora Francis Resende (PMDB) usou a tribuna de honra e desejou sorte ao novo líder do governo. Falou ainda que continua como oposição e teceu comentários sobre a administração municipal. “Vou resistir até o final, não por teimosia, mas não posso me aliar ao que temos aí. Nós vimos um governo que durante seis anos teve uma arrecadação de quase um R$ 1.000.500.000,00 (Um Bilhão e Meio de Reais), dos quais R$ 300.000.000,00 (Trezentos Milhões) foram destinados para obras e não temos obras que justifiquem o dinheiro. Não fizemos obras de saneamento básico, não conseguimos acabar com o turno intermediário, nem com os anexo e nem colocar as crianças de 3 e 4 anos na escola conforme prometido, por isso não posso e não vou apoiar esse governo,” desabafou Francis.

As sessões ordinárias acontecem toda terça-feira, às 16h, no Plenário da Câmara Municipal. Participe das sessões e fique por dentro das ações do Legislativo.

Nenhum comentário: