segunda-feira, 21 de março de 2011

Mulheres de Parauapebas discutem maior participação nos espaços de poder

A noite de sexta-feira, 18, foi de muita reflexão para dezenas de mulheres. O auditório da Prefeitura recebeu o III Seminário da Mulher de Parauapebas, que teve como tema: “Mais mulheres nos espaços de poder”. O Seminário faz parte de uma programação diversificada do 21º Encontro da Mulher de Parauapebas, e ocorreu após a abertura oficial do encontro, que segue até dia 28 deste mês.

O evento contou com dois momentos: no primeiro, a socióloga paulista membro da macha mundial da mulher, Maria Fernanda, ministrou uma palestra sobre o tema do seminário. Já no segundo, foi promovido um debate entre as participantes sobre como as mulheres podem ocupar espaços de poder.

Durante a palestra, Maria Fernanda enfatizou que as opressões sofridas pelas mulheres têm diminuído ao longo do tempo. Porém, as mulheres somente ocuparão os mesmos espaços que os homens, quando as próprias mulheres entenderem que a diferença entre homens e mulheres não é natural, mas que foi imposta erroneamente pela sociedade.

“Quando as mulheres ocupam espaços que são tradicionalmente dos homens, geralmente não são bem recebidas, por esse motivo devemos enxergar o problema da desigualdade entre homens e mulheres como algo que deve ser combatido”. Disse Maria Fernanda.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Joelma Leite, a discussão do tema “Mais mulheres nos espaços de poder” é um dos diferencias do 21º Encontro da Mulher de Parauapebas, pois marca o inicio de um trabalho de conscientização junto às mulheres do município. Joelma destaca, ainda, que a Secretaria da Mulher de 2005 a 2008 teve um trabalho voltado para a rede de proteção a mulher vítima de violência. No entanto, em 2011 o foco será conscientizar a mulher de sua capacidade de atuação nos espaços de poder.

“Apesar de termos conquistado alguns espaços, ainda não somos maioria no parlamento, nos governos dos Estados, nas prefeituras, nas câmaras municipais e nem nos sindicatos. Nós somos maioria da população que vota, somos 52%, mas não ocupamos maioria nos espaços de poder. É hora de darmos uma sacudida, pois a mulher pode ser o que ela quiser, temos uma mulher como presidenta da república. Se já ocupamos o topo na política, podemos também ocupar as bases”, declarou Joelma.

Após o seminário foi realizada a posse das conselheiras municipais dos Direitos da Mulher. Foram empossadas 14 conselheiras titulares e suas respectivas suplentes.

Texto: Kelinne Oliveira--

Prefeitura Municipal de Parauapebas I Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Assessoria de Imprensa I  imprensa@parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário: