quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MST diz que CPI é 'represália' por suas lutas sociais

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 16, o Movimento dos Sem Terra classificou como "represália" contra suas lutas e um "instrumento político e ideológico de setores conservadores" o fato de um requerimento para a instalação de CPI contra o movimento ter sido protocolado.
O MST discorda e aponta como motivo da instalação da CPI o fato de o governo Lula ter recentemente se comprometido com a atualização dos índices de produtividade rural. O movimento acusa a senadora Kátia e os deputados Onyx e Caiado de, como líderes da bancada ruralista, estarem defendendo interesses do agronegócio.
"(A bancada ruralista) não aceita que seja cumprida a Constituição Federal de 1988 e a Lei Agrária, de fevereiro de 1993, que determina que os parâmetros, índices e indicadores que informam o conceito de produtividade serão ajustados, periodicamente, de modo a levar em conta o progresso científico e tecnológico da agricultura e o desenvolvimento regional", argumenta o MST. O movimento alega que os índices de produtividade são analisados com dados de um censo feito em 1975, ou seja, defasados em mais de 30 anos.

Nenhum comentário: