quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Câmara Municipal realiza audiência pública sobre assédio moral

Câmara Municipal realiza audiência pública para discutir assédio moral no trabalho

A Câmara Municipal reúne a comunidade nesta quarta feira (01/12) para esclarecer, discutir e receber propostas sobre o problema do assédio moral no trabalho.

A ganância pelo lucro e o abuso de poder são os principais causadores dessa forma de violência, num ambiente cada vez mais preocupado com a competitividade a chefia pode ser cruel e autoritária e os trabalhadores, vistos como indivíduos sem necessidades, sem desejos e sem família.

O tema, mais comum do que se imagina, foi descoberto pela medicina no final dos anos noventa e ainda é pouco esclarecido. O assédio moral, além de prejudicar a produtividade do trabalhador, ocasiona vários problemas de saúde, tanto físicos quanto psicológicos, que variam entre homens e mulheres. Segundo um estudo publicado pela PUC - São Paulo em 2000, insônia, dores de cabeça, crises de choro, são os sintomas mais comuns em mulheres. Já os homens apresentam sentimento de inutilidade, idéia de suicídio, e costumam replicar em casa a violência sofrida no trabalho.

A audiência foi proposta pela vereadora Francisângela Resende (PMDB) que participou recentemente da I Conferência Nacional de Assédio Moral, realizada pela UFRJ, no Rio de Janeiro. Para a vereadora, evitar ocorrências de assédio moral é o melhor caminho. “Ainda que os agressores sejam responsabilizados, os males causados à vítima são dificílimos de sanar”, declara a vereadora.

A Câmara Municipal reforça o convite aos trabalhadores e a toda a comunidade para que compareça à audiência, informe-se sobre o tema e contribua com a discussão.

A audiência acontece hoje, quarta-feira, às 16 horas, no auditório da Câmara Municipal.

Por Gil Duarte

Um comentário:

Anônimo disse...

CASO NOTÁVEL DE ASSÉDIO MORAL NO NOSSO MUNICIPIO É DO ILUSTRE SECRETÁRIO LUIZ VIEIRA. HOMEM DE TÊMPERA DESAGREGADORA TEM FEITO ESTRAGOS NA PREFEITURA, MAS NINGUÉM TOMA NENHUMA PROVIDÊNCIA, NEM O DARCI. PARECE ATÉ QUE TEM MEDO DELE. DESRESPEITA TODOS. ARROGANTE E BRUTO...DEIXA PRA LÁ. ELEIÇÕES VEM AÍ. A GENTE VAI SE VINGAR...