quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Considerações

Sobre a artigo do Leônidas Mendes publicada aqui. Leitor do blog que assina Welney Lopes faz suas considerações:


“Talvez, mesmo, até mais difícil para a oposição do que para o governo, pois, quem tem a “caneta na mão”, certamente é capaz de oferecer mais atrativos. O tempo dirá; é esperar pra ver!” Leônidas Mendes


Caro Wanterlor,

O último parágrafo do texto do Leônidas Mendes, que reproduzo acima, deveria ser leitura obrigatória e diária para todos aqueles que se dizem “da oposição” e almejam o Poder Executivo de Parauapebas.
Por mais que, segundo notícias, o Governo Municipal esteja desgastado, o candidato governista é, hoje, o franco favorito e quem larga disparado na frente (dependendo de quem seja estará mais ou menos na frente).
Conforme muito bem explanado pelo articulista L. Mendes, ao contrário do que muitos imaginavam, o tempo é e será muito mais implacável, impiedoso e escasso para os oposicionistas do que para os governistas. E, não tenha dúvidas que, por mais que haja problemas, divergências e as ameaças de “debandada” na base governista, os oposicionistas, em Parauapebas, estão muito mais desarticulados que a aludida base.
As mesmas disputas observadas entre secretários e caciques governistas existem entre os oposicionistas. Estão dançando a mesma música e criticando a forma de dançar do outro. É samba de crioulo doido! É samba de uma nota só!
Os oposicionistas têm a clara e enorme desvantagem alertada por Leônidas: a oposição não tem a “caneta na mão”! (a oposição tem uma dívida enorme com Leônidas Mendes só por, através desta frase, resgatá-la ao mundo real).
O Prefeito, parece, não tem mais como corrigir os rumos de sua administração, mas, tem mais estrutura, apoio, poder e tempo de corrigir o rumo de sua sucessão. Portanto, maiores condições que a oposição tem de se estruturar, articular e se entender.
Se os oposicionistas não se despirem das vaidades individuais indevidas, “baixando a bola” dos inúmeros, inexpressivos e insignificantes postulantes à sucessão do Executivo Municipal, vão amargar mais alguns mandatos na oposição e, óbvio, longe do Poder que almejam.
Com o início de 2011, a corrida para a sucessão começará prá valer e estarei atuando de forma mais direta e incisiva nos caminhos da sucessão. Tenho o dever cívico de fazer isto!
De que lado? O que for melhor para Parauapebas. Hoje não saberia dizer qual é a melhor opção para Parauapebas: se a situação ou a oposição. Talvez nenhum destes. Provavelmente, se começarem a dançar músicas ou sambas diferentes, fique mais fácil avaliar e identificar.
Mais do que partidos políticos ou posições ideológicas - até pela desesperanças e decepções que estes trouxeram a esse povo - creio que a próxima eleição vai depender, mais que nunca, da credibilidade pessoal do candidato.
Creio também – e isto é bom - que isto inviabilizará a pretensão de inúmeros postulantes ao cargo de Prefeito, principalmente daqueles que já ocupam ou ocuparam cargos no Legislativo e Executivo Municipal. Salvo raras exceções, perdem tudo quando assumem o Poder, principalmente a credibilidade. Talvez seja sinal de uma verdadeira renovação, diferente da farsa de 2004. Talvez renovação não resolva mais e o que se prece seja uma revolução.
A oportunidade está para o novo! Podem ser novas lideranças comunitárias, empresariais, estudantis, de classe ou outras. Talvez sejam lideranças ainda não identificadas.
Chega um momento de desesperança, decepção e desilusão que é melhor arriscar no novo, mesmo que desconhecido, do que naquilo que já se conhece, não se aprova e que fez parte do elenco, como ator principal ou coadjuvante – ainda que disfarçado – do enredo que tentou destruir os sonhos de uma cidade melhor.
Acredito que nas próximas eleições não fará tempo bom paras as “lideranças políticas” antigas e já identificadas. Acredito que figuras carimbadas serão carta fora do baralho.
Como se pode extrair do texto que transcrevi: ”quem viver verá”!
Parabéns ao Leônidas Mendes pela bela análise.
Parabéns a você pelo Blog que é um dos seis que considero leitura diária obrigatória.
Abraços,

Welney Lopes

5 comentários:

Anônimo disse...

A "caneta na mão" é o discurso preferido daqueles que acham que o eleitor é um mero detalhe e-por isso mesmo- sem memória e vontade.A máquina pública, para esses tipos,é a única forma que conhecem de ganhar eleições.A história,entretanto, é pródiga em exemplos de que dinheiro somente não basta para fazer o povo esquecer anos de péssima administração.Ana Júlia ainda está bem recente e ilustra bem isso. Aqui em Parauapebas não visualizamos nenhum indicio de que ocorrerão mudanças que possibilitem reverter a situação eleitoral da situação, em 2012.Por mais dinheiro que a PMP possa ter em caixa, a sanha dos poucos que se locupletam é maior do que as eventuais obras que possam vir a ser feitas.O Dinheiro aqui, é igual a água: jamais chega as torneiras, ainda que exista em abundância.Coutinho, tendo ao lado, como operador, o sinistro Kenyston, por mais boa vontade que tenha, está fadado a repetir o mesmo roteiro de seus antecessores no cargo. O hábito do cachimbo deixa a boca torta e o vicio da propina é mais devastador, no carater, do que o crack.
Mesmo que a elite politica não queira, inevitavelmente parauapebas passará por mudanças.Ao proximo gestor basta organizar um pouco a roubalheira que os recursos aparecerão.O modelo que foi adotado desde sua emancipação, o de saque generalizado, sem limite, deixou parauapebas neste estado de letargia, ainda que"respirando por aparelhos". Pior do que está,impossivel. Finalizando, chegaria ser cômico se não fosse trágico,verificar que, ainda hoje, esse senhor que protagonizou muitas dessas histórias de descalabro administrativo e financeiro, invoque
um tal "espírito cívico" para justificar seu interesse pelo futuro de parauapebas.Como diria minha saudosa vó: "quem não te conhëce que te compre.."

Anônimo disse...

Só pode ser cívico porque parece que de dinheiro ele não precisa. Não é o que dizem????

Welney Lopes disse...

Prezado Wanterlor,

Transcrevo abaixo "post" que fiz no Blog do Zé Dudu, que acredito esclareça também para os comentários em seu blog. É bom lembrar que "espírito cívico" não é exclusivo e nem prerrogativa dos tolos e menos favorecidos, como muitos pensam. Esta reserva de mercado não existe.

Saudações,

Welney Lopes

Caro Zé Dudu,

A internet é, hoje, fundamental para a Democracia. Mas ela só tem sentido se defendermos com muita garra sua inviolabilidade e o direito ao anonimato dos internautas.
O anonimato na internet é um direito – que defendo – e o fato de utilizar-se dele está na consciência de cada um. Nunca me utilizei dele porque não faço acusações vazias e, como não falo nada que não possa provar juridicamente, nunca me utilizei desse artíficio. Mas não o condeno.
Respeito quem utiliza porque, na internet, é uma forma de esconder-se de responder legalmente pelo que escreve. Mas até este tipo de utilização, por mais que pareça rasteiro, tem sua utilidade no sentido de instigar investigações que podem ou não dar no vazio.
Com relação ao anônimo #2 quero dizer que não bebi e nem bebo da mesma água de ninguém (até porque gosto muito de Perrier e a maioria das pessoas não gosta por ter muito gás). Gostaria também de esclarecer que não sou rico, nem pretendo ficar, pois o que tenho é suficiente. Ser rico não é meu objetivo de vida. Ganhei dinheiro em Parauapebas com certeza, afinal sou médico e trabalhei em Parauapebas de 1986 até 2004. Mas se estivesse, durante todos esses 18 anos, na minha atividade atual teria ganhado inúmeras vezes mais. Portanto, perdi dinheiro em Parauapebas! Ganho tão bem onde estou que o Governo de Parauapebas não tem nenhum atrativo para mim. Quanto a afirmação de que “desviou-se muito” é muito vaga, mas, se o anônimo tiver razão e houve desvio, o desvio foi tão bem feito que desviou até de mim e eu não vi. Cabe a ele mostrar onde foi, pois, da época que participei do Governo TODAS AS CONTAS ESTÃO APROVADAS EM TODAS AS INTÂNCIAS FISCALIZADORAS e não existe nenhum processo ou acusação de desvio.
Se o anônimo sabe de algum desvio e não denuncia é mais um daqueles que colaboram para o atraso da cidade. Este é o tipo do “silêncio que beira a estupidez”. É por este tipo de atitude, daqueles que dizem saber das ilicitudes e se acovardam e não denunciam que o Brasil tem tanta corrupção. Eu não me calo. Se for desviar, desvie para longe de mim, pois se eu souber eu denuncio aos órgãos competentes.
Caro Zé dudu, acho que já escrevi demais, entretanto, acredito que com esses “posts” fica claro que rompi o silêncio que tenho mantido desde 2004. Nada ficará sem respostas e todas as respostas serão assinadas e com provas robustas à disposição.
Novamente parabéns pelo Blog e pelo caráter democrático e imparcial que o norteia.

Abraços,

Welney Lopes
..

Welney Lopes disse...

Prezado Wanterlor,

Transcrevo abaixo "post" que fiz no Blog do Zé Dudu, que acredito esclareça os comentários feitos em seu blog. Vale lembrar que "espírito cívico" não é exclusividade e nem prerrogativa somente dos tolos e menos favorecidos como alguns pensam. Esta reserva de mercado não existe.

Saudações,

Welney Lopes


Caro Zé Dudu,

A internet é, hoje, fundamental para a Democracia. Mas ela só tem sentido se defendermos com muita garra sua inviolabilidade e o direito ao anonimato dos internautas.
O anonimato na internet é um direito – que defendo – e o fato de utilizar-se dele está na consciência de cada um. Nunca me utilizei dele porque não faço acusações vazias e, como não falo nada que não possa provar juridicamente, nunca me utilizei desse artíficio. Mas não o condeno.
Respeito quem utiliza porque, na internet, é uma forma de esconder-se de responder legalmente pelo que escreve. Mas até este tipo de utilização, por mais que pareça rasteiro, tem sua utilidade no sentido de instigar investigações que podem ou não dar no vazio.
Com relação ao anônimo #2 quero dizer que não bebi e nem bebo da mesma água de ninguém (até porque gosto muito de Perrier e a maioria das pessoas não gosta por ter muito gás). Gostaria também de esclarecer que não sou rico, nem pretendo ficar, pois o que tenho é suficiente. Ser rico não é meu objetivo de vida. Ganhei dinheiro em Parauapebas com certeza, afinal sou médico e trabalhei em Parauapebas de 1986 até 2004. Mas se estivesse, durante todos esses 18 anos, na minha atividade atual teria ganhado inúmeras vezes mais. Portanto, perdi dinheiro em Parauapebas! Ganho tão bem onde estou que o Governo de Parauapebas não tem nenhum atrativo para mim. Quanto a afirmação de que “desviou-se muito” é muito vaga, mas, se o anônimo tiver razão e houve desvio, o desvio foi tão bem feito que desviou até de mim e eu não vi. Cabe a ele mostrar onde foi, pois, da época que participei do Governo TODAS AS CONTAS ESTÃO APROVADAS EM TODAS AS INTÂNCIAS FISCALIZADORAS e não existe nenhum processo ou acusação de desvio.
Se o anônimo sabe de algum desvio e não denuncia é mais um daqueles que colaboram para o atraso da cidade. Este é o tipo do “silêncio que beira a estupidez”. É por este tipo de atitude, daqueles que dizem saber das ilicitudes e se acovardam e não denunciam que o Brasil tem tanta corrupção. Eu não me calo. Se for desviar, desvie para longe de mim, pois se eu souber eu denuncio aos órgãos competentes.
Caro Zé dudu, acho que já escrevi demais, entretanto, acredito que com esses “posts” fica claro que rompi o silêncio que tenho mantido desde 2004. Nada ficará sem respostas e todas as respostas serão assinadas e com provas robustas à disposição.
Novamente parabéns pelo Blog e pelo caráter democrático e imparcial que o norteia.

Abraços,

Welney Lopes

Anônimo disse...

Prezado Wanterlor,

Transcrevo abaixo "post" que fiz no Blog do Zé Dudu, que acredito esclareça os comentários feitos em seu blog. Vale lembrar que "espírito cívico" não é exclusividade e nem prerrogativa somente dos tolos e menos favorecidos como alguns pensam. Esta reserva de mercado não existe.

Saudações,

Welney Lopes


Caro Zé Dudu,

A internet é, hoje, fundamental para a Democracia. Mas ela só tem sentido se defendermos com muita garra sua inviolabilidade e o direito ao anonimato dos internautas.
O anonimato na internet é um direito – que defendo – e o fato de utilizar-se dele está na consciência de cada um. Nunca me utilizei dele porque não faço acusações vazias e, como não falo nada que não possa provar juridicamente, nunca me utilizei desse artíficio. Mas não o condeno.
Respeito quem utiliza porque, na internet, é uma forma de esconder-se de responder legalmente pelo que escreve. Mas até este tipo de utilização, por mais que pareça rasteiro, tem sua utilidade no sentido de instigar investigações que podem ou não dar no vazio.
Com relação ao anônimo #2 quero dizer que não bebi e nem bebo da mesma água de ninguém (até porque gosto muito de Perrier e a maioria das pessoas não gosta por ter muito gás). Gostaria também de esclarecer que não sou rico, nem pretendo ficar, pois o que tenho é suficiente. Ser rico não é meu objetivo de vida. Ganhei dinheiro em Parauapebas com certeza, afinal sou médico e trabalhei em Parauapebas de 1986 até 2004. Mas se estivesse, durante todos esses 18 anos, na minha atividade atual teria ganhado inúmeras vezes mais. Portanto, perdi dinheiro em Parauapebas! Ganho tão bem onde estou que o Governo de Parauapebas não tem nenhum atrativo para mim. Quanto a afirmação de que “desviou-se muito” é muito vaga, mas, se o anônimo tiver razão e houve desvio, o desvio foi tão bem feito que desviou até de mim e eu não vi. Cabe a ele mostrar onde foi, pois, da época que participei do Governo TODAS AS CONTAS ESTÃO APROVADAS EM TODAS AS INTÂNCIAS FISCALIZADORAS e não existe nenhum processo ou acusação de desvio.
Se o anônimo sabe de algum desvio e não denuncia é mais um daqueles que colaboram para o atraso da cidade. Este é o tipo do “silêncio que beira a estupidez”. É por este tipo de atitude, daqueles que dizem saber das ilicitudes e se acovardam e não denunciam que o Brasil tem tanta corrupção. Eu não me calo. Se for desviar, desvie para longe de mim, pois se eu souber eu denuncio aos órgãos competentes.
Caro Zé dudu, acho que já escrevi demais, entretanto, acredito que com esses “posts” fica claro que rompi o silêncio que tenho mantido desde 2004. Nada ficará sem respostas e todas as respostas serão assinadas e com provas robustas à disposição.
Novamente parabéns pelo Blog e pelo caráter democrático e imparcial que o norteia.

Abraços,

Welney Lopes