segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

2ª Ação Cidadania beneficia mais de 15 mil pessoas

download (3)

Durante os dias 4 e 5 de dezembro, nas dependências da Praça de Eventos no bairro Cidade Nova, a segunda edição do Ação Cidadania, evento beneficente realizado pela Associação Comercial Industrial e Serviços de Parauapebas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parauapebas, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região, Ministério Público, Defensoria Pública TJE, TV Liberal, Câmara Municipal de Vereadores e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), beneficiou através de vários tipos de atendimentos mais de 15 mil pessoas.

Com o tema “Garantindo os Direitos dos Cidadãos”, a Ação Cidadania foi bastante procurada por populares que foram atendidos em diversas áreas como consultas médicas, documentações, entretenimento, culinária, cursos entre outras.

download

Era por volta das 8h00min da manhã  do último sábado (4), quando José Rinaldo Alves de Carvalho, presidente da Acip, entregou simbolicamente a primeira ficha que garantia o atendimento em diversas áreas para milhares de pessoas que desde a madrugada já se aglomeravam em filas.

Em declarações prestadas à reportagem, José Rinaldo que dedicou seus esforços durante os dois dias do evento, afirmou estar muito satisfeito por mais uma vez ter dado um banho de “cidadania” nas pessoas que realmente necessitam de serviços essenciais em Parauapebas, porém passam por diversas dificuldades para serem beneficiadas. “A primeira edição da Ação Cidadania mostrou como o nosso município vem passando por dificuldades para atender principalmente na área de saúde e setor de documentação milhares de pessoas, porém, através da Ação Cidadania deste ano, podemos amenizar mais uma vez esses problemas e atender mais de 15 mil pessoas que nos procuraram e foram para casa, beneficiadas com alguns dos vários serviços que foram aqui oferecidos”, enfoca Rinaldo, acrescentando ainda que em 2011 o evento visa beneficiar ainda mais pessoas.

download (2)

Deusina Teixeira de Morais, uma das milhares de pessoas atendidas este ano na Ação Cidadania, em conversa com a reportagem, não escondeu o sorriso no rosto e a satisfação de ser atendida com facilidade no evento. “Já tinha procurado antes algumas casas de saúde pública aqui de Parauapebas, porém encontrei diversas dificuldades para que o meu problema fosse resolvido. Vi na TV o comercial da Ação Cidadania, cheguei aqui cedinho, peguei algumas senhas de atendimentos variados, e graças a Deus estou muito satisfeita, afinal fui atendida bem e resolvi meus problemas. Agradeço a todos que participaram desse grande evento e espero que nos próximos anos ele possa continuar a beneficiar milhares de pessoas de nossa cidade”, enfoca a dona-de-casa.

Voluntários

download (5)

Segundo Janderson Rodrigues, Coordenador do Voluntariado da Vale, este ano mais de 400 pessoas se inscreveram para prestar voluntariamente serviços em prol de milhares de pessoas que foram atrás de algum tipo de atendimento, fato que fez que mesmo antes do prazo estipulado, as inscrições fossem encerradas.

Manoel Chaves Lima, Assessor Jurídico da Acip e Coordenador Geral da Ação Cidadania, afirma estar muito feliz pelos voluntariados terem mostrado trabalho e contribuído de uma forma magnífica para o sucesso do evento. “Os voluntários são mais que essenciais para o sucesso da Ação, sem eles, com certeza teríamos dificuldades”, relata Manoel Chaves, afirmando que em breve a Acip divulgará data e local do evento que irá homenagear os voluntários, coordenadores e colaboradores do evento.

Como surgiu a Ação Cidadania

 

José Rinaldo Alves de Carvalho, Presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), após constatar as carências de muitas pessoas ao procurar emprego, e não possuíam os documentos básicos para tirar sua ‘‘carteira de trabalho’’, com o intuito de minorar partes dessas necessidades, pensou num mutirão de solidariedade, surgindo daí esse movimento social, realizando a 1ª Ação Cidadania em 2009, em conjunto com o TRT-8ª Região, através do Dr. Jônatas Andrade, Juiz Federal do Trabalho/1ª VT e. o evento foi um verdadeiro sucesso e beneficiou mais de 10 mil pessoas através de diversos atendimentos médios, sociais, entre outros.

A 1ª Ação Cidadania, ocorrida no final do ano passado, beneficiou milhares pessoas através de atendimentos diversos como, por exemplo, 400 identificações civis, 150 emissões de carteiras de trabalho, mais de 500 CPFs, 300 títulos eleitorais, dezenas de registros de nascimento e aproximadamente 4 mil atendimentos médicos-odontológicos e centenas de testes-rápidos para várias doenças infecto-contagiosas.

Um comentário:

Elza Oliveira carpim disse...

Esta de parabéns, o zé Rinaldo, acip, jonathas, a justiça, os volutarios, enfim todos que participaram desse evento. Foi lindo pessoal eu estava precisando resgatar meu cpf e consegui, não sabia que era só pegar o numero. Fui também na juíza foi ótimo o atendimento dela obrigado Dra Aline.