quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Unifesspa Parauapebas

UNIFESSPA: Parauapebas em luta pelo campus

DSC06922

Claudio Puty e Fátima Bezerra.

DSC06841 (1)

Com o deputado Silvio Costa;

DSC06845 (1)

Com o deputado Claudio Puty;

DSC06858

Com os deputados Wandenkolk Gonçalves e Sebastiao Rocha

Uma comitiva de representantes do Movimento Pro Campus da UNIFESSPA, composta pelo professor Leônidas Mendes Filho (SEPLAN), Gutemberg Bezerra Silva (estudante de Agronomia/UFRA), Rebeca Valquíria (estudante de Geografia/UFPA) e Geilson Costa Sousa (estudante secundarista – Grêmio do Marluce Massariol), estiveram peregrinando no Congresso Nacional em Brasília, nestas terça (18) e quarta (19) feiras, em busca de apoio para o projeto de implantação do campus da UNIFESSPA em Parauapebas.

A peregrinação foi parte da luta da população de Parauapebas para a correção de uma injustiça, vez que, depois de participar de todas as etapas de elaboração do “projeto de criação e implantação da UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)”, a cidade se viu preterida quando do anúncio do Projeto Lei (PL 2206/2011) que criou esta nova instituição de ensino superior no estado do Pará, em agosto último.

Para reverter tal situação, de imediato, toda a população parauapebense se mobilizou, sob liderança do movimento estudantil, que organizou passeatas, ocupou a Câmara Municipal, parou as ruas de nossa cidade, em busca de apoio social e político, para que o Ministério da Educação revisse sua decisão, conseguindo, inclusive, a realização de audiência pública, requerida pela vereadora Francis Resende (PMDB), e que contou com as presenças dos deputados federais Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB), que assumiram com os estudantes de Parauapebas o compromisso de apresentarem uma emenda aditiva ao projeto da Presidência da República.

A mobilização, desde então, não refluiu; ao contrário, intensificou-se! Nesta semana, mais um passo foi dado em busca do seu objetivo: graças ao empenho conjunto dos deputados Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB), e a toda a mobilização estudantil, uma proposta de emenda aditiva ao projeto do Poder Executivo, que contou com o apoio e a adesão de quase toda a bancada paraense, foi apresentada, determinando a implantação de um campus da UNIFESSPA em Parauapebas.

Então, contando com apoio político e material dos citados congressistas, a comitiva do Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas foi convidada a vir a Brasília para se reunir com a presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o presidente da Comissão de Trabalho e Serviço Público, deputado Silvio Costa (PTB-PE), por onde se inicia a tramitação do projeto lei que cria a UNIFESSPA, com o relator do mesmo, deputado Sebastião Rocha (PDT-AP) e com toda a bancada federal paraense, a fim de sensibilizá-la e conseguir apoio para o dito pleito.

A peregrinação de nossa comitiva se iniciou ainda na terça feira (18), quando, depois de 20 horas de viagem de automóvel de Parauapebas a Brasília, esteve presente na reunião da bancada federal paraense firmando os primeiros contatos com deputados e senadores. Ainda na noite de terça, devido à intervenção do professor Petit Peri (UFPA/Belém) e de Jonatas Moreth (UNE-DF), nossa comitiva foi recebida pelo chefe de gabinete da senadora Ana Rita (PT-ES), da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senhor Rubens Alves, que, em nome da senadora, firmou apoio a reivindicação de Parauapebas.

Rubens Alves também intermediou uma audiência com o gabinete do deputado Waldenor Pereira (PT-BA), coordenador da bancada de Educação do PT na Câmara dos Deputados, onde a comitiva de Parauapebas foi recebida, já quarta (19), à tarde, pela senhora Lia Sant’ana, que requereu cópia do projeto de criação da UNIFESSPA e protocolou apoio a implantação do campus em nossa cidade, declarando o empenho pessoal do deputado, junto à bancada petista, para tramitação e aprovação da emenda dos deputados Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB).

Além destas atividades, ainda durante a manhã da quarta, o deputado Cláudio Puty acompanhou nossa comitiva à reunião com o deputado Silvio Costa, que deixou claro sua intenção de atender ao pleito do deputado paraense quanto à tramitação do projeto na Comissão de Trabalho, onde, garantiu, a emenda aditiva encontrará acolhida e afirmou que “certamente a cidade de Parauapebas, que tem pessoas capazes de viajarem 20 horas, para uma simples reunião, terá seu campus universitário”.

Depois da reunião na Comissão de Trabalho, a comitiva, desta feita, sob condução do deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB), foi reunir-se com o deputado Sebastião Rocha, relator do PL 2206/2011 (que cria a UNIFESSPA), que, ao receber nossos representantes, deixou claro sua intenção de atender ao nosso pleito, mas, nos sugeriu uma conversa com o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), que também apresentou emenda para implantação de campus nas cidades de Tucuruí e Redenção, além da própria Parauapebas, no intuito de convencê-lo “a retirar sua proposta, por temer que, em se aumentando muito os custos para a implantação da UNIFESSPA, os três ‘novos’ campus sejam vetados pela presidente”.

Em seguida, devido à interseção do professor Francisco Macedo (UFPA/Marabá), a comitiva dirigiu-se ao gabinete da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), onde foi recebido pelos seus assessores Juliano Medeiros e Georgina Tolosa. Estes reafirmaram o total apoio do mandato da senadora paraense à reivindicação de Parauapebas pelo campus da UNIFESSPA e do empenho pessoal da mesma para conseguir, na próxima semana, uma audiência com o ministro Fernando Haddad, na qual mais uma vez pedirá que o MEC reveja sua posição quanto ao nosso campus.

A comitiva ainda teve encontros com os deputados Beto Faro (PT-PA), graças à intervenção do deputado estadual Milton Zimmer (PT-PA), e Lucio Valle (PR-PA), por intermédio do ex-deputado estadual e atual secretário de Agricultura/Marabá Cláudio Almeida (PR), que se encontrava em Brasília; ambos os parlamentares se comprometeram em tentar demover seu par Giovanni Queiroz, neste primeiro momento, para que, como dissera o relator do projeto, não aja risco de vetos.

Ao final da tarde, a ultima e mais importante audiência: a reunião com a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. A comitiva, já contando com o representante da SEMED/Parauapebas, Karpejiane Carvalho, foi acompanhada pelo deputado Claudio Puty, que destacou todo empenho e mobilização de Parauapebas pelo campus da UNIFESSPA e facultou a palavra ao professor Leônidas Mendes Filho, que, em nome dos estudantes, presenteou a parlamentar com uma camisa do Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas e expôs todas as etapas de elaboração do Projeto UNIFESSPA, destacando a participação de Parauapebas, através da SEPLAN/PMP, o apoio do prefeito Darci Jose Lermen (PT) e toda história e importância econômica de nossa cidade para nossa região, para o estado do Para e para o Brasil.

A deputada Fátima Bezerra reconheceu a importância de nossa reivindicação, felicitou os estudantes e professores de nossa cidade, destacou “a evidencia do valor que se dá educação em Parauapebas, quando um grupo de pessoas se bate a tamanha distancia, com todos os riscos e percalços de uma viagem de automóvel, para pedir por uma educação publica e de qualidade” e que, “justamente por isso, a comitiva poderia dizer à cidade que ela apoiará o deputado Cláudio Puty para que se consiga o campus da UNIFESSPA de Parauapebas”; e concluiu dizendo que envidará esforços de todo seu mandato e influencia para, desde hoje (ontem), negociar junto ao MEC e à Casa Civil em defesa de “nosso campus”.

A comitiva deixou a Câmara dos Deputados por volta das 20h para descansar. O retorno para Parauapebas será as 6h (horário de Brasília). Para finalizar, o Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas gostaria de mais uma vez agradecer ao empenho e apoio dos deputados Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) e à senadora Marinor Brito (PSOL), não apenas pela disposição de nos ajudarem, mas por disponibilizarem todas as suas respectivas assessorias para nos receberem, acompanharem, solicitar reuniões e audiências, além, é claro de apresentarem a emenda aditiva que inclui Parauapebas para receber um campus da UNIFESSPA.

Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas

Brasília, 2h50, 20 de outubro de 2011

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Wanterlor é um vagabundo, traíra, safado sem vergonha, só tá sentado nessa cadeira de dir. administyrativo da câmara pq o lindolfo colocou ele lá. Agora ele sai falando do rapaz por aí. Cria vergonha nessa tua cara, seu chifrudo!