terça-feira, 18 de outubro de 2011

Parauapebas exportando talento e cultura

Parauapebas exportando talento e cultura

O governo do Estado do Tocantins através da Secretaria da Cultura/ Fundação Cultural disponibiliza os editais de Incentivo à Cultura 2011 para o uso do Fundo Estadual de Cultura no valor de R$ 7.341.500,00 (sete milhões trezentos e quarenta e um mil e quinhentos reais) que visam atender diversas áreas artísticas do Estado. Serão 340 projetos beneficiados, distribuídos em 26 editais, promovendo a distribuição de recurso público voltado à cultura, de forma democrática e descentralizada.
Para avaliação de tais projetos foi criada uma Comissão de Avaliação e Seleção formada por pessoas das mais diversas áreas culturais do Brasil, sendo que um deles é Ivan Oliveira, realizador audiovisual, cineclubista e produtor cultural de Parauapebas, sendo o único do norte a fazer parte desta comissão. A indicação de Ivan Oliveira foi dada pela coordenação do Cine Mais Cultura, programa de difusão e criação de salas de cinema do Ministério da Cultura.
Em 2010, Ivan Oliveira foi monitor do Cine Mais Cultura, coordenando a implantação de 21 cineclubes nos estados do Pará, Acre, Roraima e Tocantins. Em Parauapebas, coordena o Labirinto Cinema Clube, coletivo audiovisual que entre outras coisas realiza o CurtaCarajás – Festival de Cinema de Parauapebas em parceria com a Secretaria de Cultura.
Os projetos que a Comissão de Avaliação e Seleção irá julgar, do qual Ivan Oliveira faz parte, são:
PRÊMIO JOB CARVALHO 2011, de Apoio a Produção de Festivais Estaduais
PRÊMIO ARGEMIRO PEREIRA ASSUNÇÃO 2011, de Apoio a Produção de Eventos Culturais
PRÊMIO HUMBERTO PEDRANCINI 2011, de Apoio Capacitação Artística e Técnica
PRÊMIO SECULT 2011, de Apoio ao Associativismo e Cooperativismo
“Pra mim tá sabendo muito legal poder participar desta comissão, e ter sido indicado pelo Cine+Cultura/MinC só nos faz crer que de alguma forma nosso trabalho está sendo bem feito e tem repercutido positivamente em outras esferas. Acho que isso só vem somar para aquilo que venho buscando sempre, fazer cultura, produzir cultura e fomentar cultura, tudo isso de uma forma viável, profissional e de resultados. Parauapebas é uma cidade dinâmica, a produção cultural do município tende a seguir esse dinamismo, com investimentos certos as coisas deslancha”, disse Ivan Oliveira.

Sobre os editais de Cultura: http://cultura.to.gov.br/conteudo.php?id=185

Nenhum comentário: