quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TRANSPORTE PÚBLICO EFICIENTE: DESAFIO PARA A COPA 2014

Autor: Ivy Farias do AMAI-VOS NEWS


Além da construção e reforma de arenas esportivas, o Brasil tem um grande desafio a enfrentar para sediar a Copa de 2014: oferecer transporte público de qualidade para os visitantes. Em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro (ambas escolhidas para serem cidades-sede), o desafio é ainda maior e demanda um conjunto de soluções de transporte urbano.
Nesses grandes centros, é necessário que haja uma conjugação de projetos de transporte, como corredores de ônibus e linhas de metrôs, compostos de várias tecnologias e agindo de forma integrada, de acordo com o diretor-superintetendente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho.
Ele ressalta ainda que para atender todas as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no quesito transporte, os municípios deverão fazer uma parceria com o governo federal para garantir os investimentos. "As autoridades devem agir logo e definir o quanto antes os projetos e investimentos para conseguir realizá-los a tempo", afirmou. "Este tema deve ser tratado com muita atenção pelos governantes", disse.
Bicalho disse que há, em Curitiba, um sistema da década de 1970, que pode ser muito eficiente nas cidades-sede menores: o BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido), uma espécie de trem articulado cujas tarifas são cobradas em estações e não dentro dos veículos, como nos ônibus convencionais. Segundo ele, o BRT tem uma velocidade de transporte mais rápida, além de mais regularidade no atendimento.
"O BRT tem um baixo custo de implantação se comparado ao metrô, por exemplo. Enquanto um quilômetro de metrô custa aproximadamente US$ 100 milhões, o BRT custa US$ 10 milhões", afirmou. O tempo de implantação do BRT também é inferior ao do metrô – o primeiro leva entre 24 e 36 meses para ser implantando, já o tempo do metrô é indefinido. "O de Belo Horizonte está em obra há 27 anos", ressaltou.
Conforme Bicalho, o transporte via BRT é um modelo brasileiro que já foi exportado para países como Colômbia e Chile. "A África do Sul também comprou para a Copa do Mundo do ano que vem", disse.

 

Nenhum comentário: