terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fundação Vale apresenta mais um programa para o sudeste do Pará

O Ação Saúde teve início em 2009 como piloto em Arari e Santa Rita, no Maranhão. Em 2010, entramos em mais 3 municípios: São Luís, Anajatuba, Itapecuru. Hoje de manhã o programa foi lançado em Parauapebas, no sudeste do Pará. A meta é formar 384 agentes promotores de saúde em 2011/2012. No desenho do Ação Saúde, estes agentes formados realizam ações em seus municípios, prioritariamente com foco na saúde materno infantil, beneficiando mulheres e crianças da região.
O Programa atua por meio de grupos de formação chamados “células de promoção da saúde”, da qual fazem parte equipes multidisciplinares incluindo médicos, enfermeiros e agentes de saúde, além de educadores, lideranças comunitárias, instituições locais e secretarias municipais de saúde. São parceiros da Fundação Vale o Canal Futura e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Fiocruz).
O Ação Saúde já sensibilizou mais de 400 lideranças comunitárias, educadores e profissionais de saúde com relação à manutenção da saúde materno-infantil, formou 180 agentes e mais de 20 células de promoção de saúde, distribuindo também cerca de 250 kits educativos.
O resultado esperado é a formação de redes articuladas para promoção da saúde em cada município. Ou seja, que a gestão pública e a sociedade civil criem e implementem em conjunto um plano de ação para o enfrentamento de alguma situação relacionada a mulher e a criança. As prioridades de atuação são decididas por eles.

Acompanhe os próximos eventos:
Curionópolis

Data: 5 de outubro (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Teatro Municipal de Curionópolis

Eldorado do Carajás

Data: 6 de outubro (quinta-feira)
Horário:10h
Local: Câmara Municipal de Eldorado do Carajás

Canaã dos Carajás

Data: 7 de outubro (sexta-feira)
Horário:10h
Local: Auditório da Prefeitura de Canaã dos Carajás
Endereço: Avenida dos Pioneiros, 162 - Centro

Gerência de Imprensa Regional
Vale - Departamento de Comunicação Corporativa e Imprensa

Nenhum comentário: