quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Música Para Todos

Música Para Todos: quem vai ao Pará parou, tomou açai ficou....

Curionópolis, 5 de outubro de 2011 - O Música para Todos, um projeto da Musikart Produções, patrocinado pela Vale, por meio da Lei Rouanet,  apresenta o som contagiante de um dos reis do carimbó até o dia 8 de outubro em municípios do sudeste paraense. Os espetáculos de Pinduca fazem parte da terceira temporada do projeto, que realiza uma  turnê com artistas regionais.

O ícone paraense  abriu a programação ontem, em Ourilândia do Norte. Hoje, a apresentação acontece em Curionópolis, a partir das 20h, na Praça da PA 275 e amanhã, quinta-feira, 6, o show de carimbó toma conta da  praça da Cidadania, em Parauapebas. Uma oportunidade para conhecer um pouco mais da rica cultura paraense e ouvir um de seus versos mais famosos "quem vai ao Pará parou, tomou açai ficou...."

O projeto Música para Todos tem por objetivo divulgar, através da música, as diversas manifestações culturais do Pará e do Brasil. A turnê pelo sudeste paraense iniciou em agosto, no município de Ourilândia do Norte com a apresentação do Grupo de Percussão Vale Música.

Como surgiu o carimbó
"A mais extraordinária manifestação de criatividade artística do povo paraense foi criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semideuses.
Inicialmente, segundo tudo indica, a "Dança do Carimbó" era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambá começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que , de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano".
Fonte:
www.pinducacarimbo.com.br

Acompanhe a turnê:
05/10 - Curionópolis - Praça da PA 275 (Centro)– 20 horas
06/10 - Parauapebas - Praça da Cidadania (Rio Verde) - 19 horas
07/10 - Canaã - Praça da Bíblia (Centro) - 20 horas – 20 horas

08/10 - Marabá - Praça São Francisco (Novo Horizonte) – 21 horas

Vale - Gerência de Imprensa Regional

Nenhum comentário: