Na sexta-feira, 29 de abril, ocorreu o lançamento da Campanha de Vacinação contra a Influenza no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Rio Verde. Na ocasião, os idosos que frequentam o espaço foram imunizados e aproveitaram para mostrar que são bons de forró. A campanha nacional de imunização contra a gripe pretende vacinar 30 milhões de pessoas e vai até o dia 13 de maio.
A campanha de vacinação contra a gripe sazonal existe há 13 anos e reduziu em 60% as internações anuais por pneumonia. O tema da campanha deste ano é "Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS". A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas pretende imunizar 18 mil pessoas entre idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde.
A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, mas também haverá uma equipe de vacinação volante. Esta equipe irá levar a vacinação para locais de grande aglomeração de pessoas, como feiras e bancos, tudo para alcançar o maior número de atendimentos.
Durante o evento, autoridades enfatizaram a importância dessa vacina e a confiança das pessoas na imunidade. “A imunização só traz benefícios, previne gripe e pneumonia”, disse Marcelo Monteiro, diretor da Vigilância em Saúde. “Desde que tomei a vacina nunca mais gripei, desde meus 60 eu vacino contra a Influenza”, disse Maria Dagmar Soares Souza, 73 anos.
A Semsa e a Secretaria de Assistência Social (Semas) estiveram juntas nesse evento, que ofereceu um café da manhã e forró aos idosos. Um teatro também foi apresentado pelo grupo do Projovem Adolescente. O secretário de Fazenda, Hernandes Margalho, representou o prefeito Darci Lermen e ressaltou “que até o final do ano teremos o Conselho Municipal do Idoso, que poderá contribuir para as políticas públicas do município e um espaço de reivindicações para o idoso”.
Na ocasião foram entregues dois prêmios aos idosos que mais se vacinaram contra a Influenza. O Ministério da Saúde vai distribuir, ao todo, 33 milhões de doses da vacina.
Texto: Cristhianne Cardoso
Fotos: Semsa
Nenhum comentário:
Postar um comentário