terça-feira, 31 de maio de 2011

Câmara vai às escolas por meio do Projeto Câmara Mirim

Com a finalidade de proporcionar ao estudante conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo municipal dentro do contexto social em que vive foi que a Câmara Municipal de Parauapebas implantou o Projeto Câmara Mirim/A Câmara vai à escola. Dessa forma, o projeto possibilita aos jovens discutir e refletir sobre os problemas que mais afetam a população parauapebense.

Seis escolas públicas da cidade aderiram ao programa, que conta com a participação de alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano), com idade entre 10 e 15 anos. Foram realizadas várias palestras e atividades de pesquisa dentro das escolas para, depois serem feitas as eleições internas e então eleger os 11 vereadores mirins, que terão mandato de um ano. Os partidos dos candidatos são temáticos, como por exemplo – Partido do Esporte, da Saúde, do Meio Ambiente, dos Direitos Humanos, da Educação e vários outros.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria do Livramento, a iniciativa inovadora vai contar com todo o processo de uma campanha eleitoral comum. “Cada escola vai escolher seus candidatos, fazer uma campanha e depois a eleição, tudo isso obedecendo a um calendário previamente elaborado. Depois de realizadas todas essas etapas, os alunos vão criar um Projeto de Lei que, dependendo da sua importância, há possibilidade de se transformar em Lei Municipal. Vamos ter também a posse dos vereadores mirins e, posteriormente a realização da Sessão Plenária Câmara Mirim”, explica a coordenadora.

Para o Presidente da Casa, Vereador Euzébio Rodrigues (PT), a ação visa enriquecer ainda mais as atividades nas escolas e estimular o aprendizado dos alunos. “O projeto tem o objetivo de envolver nossas crianças com o Poder Legislativo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes e seus direitos e deveres”, diz.

As eleições acontecem no período de 31 de maio a 03 de junho. Ao término da votação, as escolas enviarão o material para a Câmara, que fará a contagem geral dos votos e informará os nomes dos vereadores mirins.

Lista das escolas participantes e programação:

Escola

Atividade de campanha e data

Data e horário das eleições

Antônio Matos Filho

Comício 02/06

03/06

Elizaldo Farias

03/06 às 13h30 e às 15h

Jean Piaget

31/05 às 17h30

Chico Mendes

02/06

Josias Leão

A definir

Primavera

03/06 às 15h

Fonte: Assessoria de Imprensa CMP

Um comentário:

Anônimo disse...

Imagina, se os "verdadeiros" vereadores nada fazem para melhorar o nosso municipio, o que poderá fazer um VEREADOR MIRIM: nada!!!!!!
Sob o pretesto de exercitar a cidadania as nossas crianças vão está fazendo papel de bobos, pois se fosse relamente para serem cidadãos o tratamento dado a essas crianças, alunos da rede pública, teria sido outro, não é mesmo?
Mas ainda assim projetos polêmicos vão surgir, será que eles aguentam?ou rirão fazer o que sabem: engavetar e fingir que nada viram.