quarta-feira, 25 de maio de 2011

Deputado quer punição aos assassinos dos sindicalistas de Nova Ipixuna do Pará

O deputado estadual Milton Zimmer (PT) lamenta a morte dos líderes sindicais do Conselho Nacional dos Seringueiros, Maria do Espírito Santo e João Cláudio Ribeiro da Silva, mortos a tiros na manhã desta terça-feira (24), em Nova Ipixuna do Pará, sudeste paraense.

Segundo informações de representantes do Conselho Nacional dos Seringueiros no município, o assassinato ocorreu em uma estrada vicinal que dá acesso ao projeto de assentamento, Praia Alta Pirandeira. Eles eram lideranças na região e já haviam denunciado a extração ilegal de madeira.

Em entrevista à imprensa, Zimmer disse que esse crime não pode ficar impune. “Os órgãos competentes precisam tomar providências sérias e urgentes para combater a violência no campo”, desabafou.

Ele e os demais deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores já acionaram os órgãos competentes para encontrar os mandantes e executores e combater a impunidade.

O parlamentar que estava em audiência em Parauapebas, foi prestar solidariedade à família e seguiu direto para o velório em Nova Ipixuna.

Com o objetivo de cobrar investigações sobre o caso, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) e cerca de 30 presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de várias regiões do estado estiveram reunidos nesta terça com o secretário de Segurança Pública, Luíz Fernandes,onde pediram agilidade e proteção aos sindicalistas ameaçados de morte em todo o território paraense.

De acordo com o secretário de Formação e Organização Sindical da Fetagri, Francisco Di Assis Solidade, as vítimas estariam recebendo ameaças de mortes há algum tempo.

“Na semana passada apresentamos as denúncias à Secretaria de Segurança Pública durante uma audiência para tratar sobre a violência no campo. Os ameaçadores estão protegidos pela impunidade”, completou.

Ele denuncia que, “tem mais gente na lista marcada para morrer. O estado precisa investigar com maior rigor”.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que o nobre deputado não se inflamou antes e exigiu a proteção policial que ambos imploravam antes de morrer? Achar os assassinos agora não vai resolver nada para as vítimas. Vai se catar deputado.