sexta-feira, 20 de maio de 2011

Programações marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

- Se você souber de alguma criança ou adolescente sofrendo violência sexual denuncie para o Conselho Tutelar no 3356-2150 ou pelo disque 100

Com o tema “Abuso sexual não é brincadeira!”, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, no período de 16 a 19 de maio, várias programações com palestras, seminários, teatro, oficinas e caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A campanha foi lançada no início deste ano e vinha sendo feito um trabalho de palestras nos bairros com a comunidade. E na semana que se referencia o Dia Nacional ao Combate, foram elaboradas várias programações e acompanhadas pela Rádio Margarida, de Belém.

- Caminhada pelas principais ruas de Parauapebas

Dia 16 foram ministradas oficinas de capacitação para agentes da prefeitura no Centro Universitário de Parauapebas. Dia 17, teatro na praça da escola Faruk Salmen. Dia 18, caminhada com o apoio do DMTT, saindo da Sorri Parauapebas, seguindo na rua Rio de Janeiro, depois rua 16 e subindo na rua E, passando pela Secretaria de Assistência Social até a Câmara Municipal, onde teria uma audiência pública, mas não compareceram algumas autoridades convidadas, como juiz, promotor e delegado de polícia.

Estiveram presentes o secretário de Assistência Social, conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, comunidade e os vereadores Odilon Rocha, José Alves, Adelson Fernandes e Raimundo Vasconcelos. Devido isso, foi realizada apenas uma apresentação para todos pelo psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), um dos programas da Semas.

Dia 19, ocorreu seminário no Ceup, iniciando pela manhã com abertura de teatro e a fala de algumas autoridades e depois com o palestrante Giuseppe Mapelli. À tarde, aconteceu o encerramento da semana, com teatro e brincadeiras na praça do bairro Altamira.

- O encerramento da caminhada foi enfrente Câmara Municipal

Para o secretário de Assistência Social, Judson Gomes, as programações realizadas foram de grande importância para a comunidade, porque a população pôde ver que existem pessoas que trabalham no combate à violência praticada contra crianças e adolescente em Parauapebas, e que todos podem denunciar e abraçar a causa.

Durante toda semana, participaram várias autoridades, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, crianças e adolescentes do Projeto Pipa, Projovem Adolescente, alunos de escolas e todos os profissionais que atuam na causa. A campanha está sendo realizada pela Semas, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência social de Parauapebas (Comasp), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) e o Conselho Tutelar de Parauapebas.

A campanha continua durante todo ano com palestras, distribuição de panfletos, adesivos, cartazes, camisas e amostra de faixas pela cidade para alcançar o objetivo que é informar e sensibilizar a sociedade a denunciar as violações contra crianças e adolescentes em nosso município.

O abuso e a exploração sexual não podem ser parte de nossas vidas. Cuidar das nossas crianças e adolescentes é um dever de todos nós.

Se você souber de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência sexual, denuncie para o Conselho Tutelar no fone 3356-2150 ou pelo disque 100. Abuso sexual não é brincadeira! Abrace esta causa, participe e denuncie. (Deicharles Damascena)

Nenhum comentário: