segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOVIMENTO PRÓ-CRIAÇÃO DO CAMPUS DA UNIFESSPA

Em audiência realizada hoje (29), entre o final da manhã e o início da tarde, o Prefeito Municipal, Darci José Lermen,  recebeu uma comitiva de estudantes organizadores do MOVIMENTO PRÓ-CRIAÇÃO DO CAMPUS de Parauapebas.

Na oportunidade, os estudantes apresentaram ao Prefeito uma pauta de reivindicações tanto para a mobilização pró-campus, quanto para outras demandas, no sentido de melhorar, em todos os níveis, especialmente, no de ensino superior, a educação em nossa cidade.

Além das demandas relacionadas à mobilização pró-campus, os estudantes também listaram outras referentes à questão da realização das provas do PRISE (Vestibular da UEPA) em nossa cidade, visto que a reitoria da citada instituição reverteu decisão anteriormente tomada e suspendeu a realização das provas em Parauapebas, obrigando nossos estudantes a se deslocarem para Marabá, com todos os riscos, custos e sacrifícios que tal deslocamento resulta. A justificativa da reitoria da UEPA é a falta de recursos; além da cooperação da Prefeitura Municipal. Aliás, esta alegação foi refutada tanto pelo prefeito Darci Lermen, quanto pelo secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, que, de pronto, se dispuseram a oficiar á reitoria da UEPA a disposição da Prefeitura de Parauapebas de fornecer a estrutura necessária para a realização das ditas provas.

Outro ponto discutido e negociado entre o prefeito e os representantes dos estudantes foi a contribuição da Prefeitura para a mobilização e coleta de assinaturas para o abaixo assinado pró-campus da UNIFESSPA em Parauapebas, conforme documento que anexamos.

A nota triste da reunião foi que, tanto o prefeito quanto o secretário municipal de Educação se mostraram um tanto céticos em relação à oferta de novos cursos contratados à UFPA, pois, segundo os mesmos, a “Prefeitura só de disporá a contratar novos cursos quando os que estão em andamento se encerrarem”. Resposta que não convenceu aos estudantes, que acreditam que uma prefeitura como a de Parauapebas dispõe de recursos o suficiente para a contratação de novos cursos, o que, de acordo com os representantes ouvidos, seria uma clara demonstração do compromisso do poder público com a luta e a necessidade de mais vagas de ensino superior em nossa cidade.

MOVIMENTO PRÓ-CRIAÇÃO DO CAMPUS EM PARAUAPEBAS

Um comentário:

Igor Ricardo disse...

Espero que de tudo Certo e que o Prefeito Darci juntamente com o Governo atenda o nosso Pedido! Afinal eu como Um Estudante e Cidadão Paraupebense não quero ser forçado a sair da Cidade pra fazer uma Simples Faculdade!Mais confio nesse Projeto e sei que ele vai sair do Papel!