sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VALE DISCRIMINA TRABALHADOR DOENTE

ACORDOS COLETIVOS ATUAIS ANULAM DIREITOS HISTÓRICOS


No acordo coletivo específico 2008/2009 e 2009/2010, além de outras enganações, existe uma que deixa cristalizada a discriminação tanto da Gerência da Vale como também da diretoria do Sindicato Metabase. Ocorre que nos citados Acordos Coletivos, vendidos falsamente como sendo extremamente benéficos aos trabalhadores, na verdade trazem prejuízos grandiosos e males inaceitáveis. Em relação aos trabalhadores que estão doentes, mutilados pelo excesso de trabalho que são submetidos na área, estes foram esfaqueados pelas costas. Em uma manobra maquiavélica, ardil e, sobretudo discriminatória, a Direção da Vale juntamente com a elite sindical (METABASE) entabularam transação extremamente desfavorável e discriminatória em relação aos trabalhadores doentes. Existem Cláusulas nestes Acordos Coletivos, inseridas na calada da noite, sem possibilidade de discussão com a categoria, que representam a essência da discriminação com os trabalhadores doentes e mutilados. Repita-se, estas cláusulas em nenhum momento foram apresentadas para discussão e votação em assembléia, mas sim escondidas da classe e vendidas para a Vale.
--------------------------------------------------------------------------------
Como se sabe, há muito tempo a Vale pretende se livrar, a todo custo, dos trabalhadores que estão afastados de suas funções em decorrência de acidentes ou doença do trabalho. Porém, depois de tantas derrotas na Justiça do Trabalho a empresa não teve outra saída se não estabelecer com o sindicato METABASE conluio absurdo e abusivo com a inclusão de referidas cláusulas nos citados Acordos Coletivos. Uma das cláusulas trata da permanência nas casas do núcleo, de trabalhadores que estão doentes, ou seja, quem estiver doente, não mais poderá continuar residindo no Núcleo. Além da casa, os trabalhadores doentes discriminados pela empresa e pela direção do sindicato, a qual vem rotulando esses trabalhadores de malandros e vagabundos perderão assistência médica no HYT, o auxílio para custeio de despesas com colégio para os seus dependentes e outros benefícios.
-------------------------------
Em cláusula também incluída na calada da noite pelo Coordenador Geral do METABASE e a direção da empresa, trata de “renúncia” à assistência médica gratuita no HYT.
Veja que absurdo, qual o trabalhador que já vive com o seu salário minguado, iria “renunciar” a um direito de assistência médica.
A empresa já acostumou com as benesses do poder público, de além fazer vistas grossas à degradação da natureza provocada pela sua ação pedra tória, como também, em eximíla de pagar impostos importantes, está com outra prática, que é a de adoecer e mutilar os trabalhadores, e jogar para o poder público, para o contribuinte pagar o tratamento daquele trabalhador, através do SUS, onerando os cofres públicos. Ou seja, ela suga até a última gota de suor do trabalhador, e depois o mesmo é descartado.
Essa de apresentar uma coisa na assembléia e depois colocar outra na cláusula prejudicial aos trabalhadores é a verdadeira demonstração da subserviência do coordenador da entidade com a empresa, ou seja, está cabalmente demonstrada e comprovada que este diretor sindical está a serviço da empresa.-
---------------------------------------------------------
O que tem de ser efetivamente entendido, de maneira clara e tranqüila é que a oposição à diretoria atual do Sindicato METABASE jamais pretende ou pretendeu diminuir qualquer direito conquistado ao longo da história pelos trabalhadores, ou seja, anular qualquer acordo coletivo, mas sim e tão somente alertá-los de que seus direitos estão sendo vendidos sem o conhecimento de todos e, com isso, pretender a anulação somente das cláusulas maléficas e que geram prejuízos. A oposição pretende alertá-los e denunciar os abusos e as cláusulas que firam os interesses mais dignos e essenciais do trabalhador.
Essa é a empresa mais Paraense, é a que mutila, adoece o trabalhador e manda para o poder público cuidar...
Além de não ser Paraense, não tem nada de verde e amarelo...

14 de agosto de 2009

Oposição Metabase

Nenhum comentário: