segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Comentário sobre o SAEP

Comentário: Mariana
"Caro Wanterlor, em sua opinião o que poderia ser feito para minimizar ou até mesmo acabar com a falta d'água em nosso município? Você acredita que tal problema é de ordem estrutural ou incapacidade administrativa dos gestores"?
------------------------------------------------------------------------
Cara Mariana;
Acredito que o tempo das desculpas já passou, depois de cinco anos de governo e mais de 20 milhões de investimento “enterrados” não justifica ficar procurando culpados.
Mas um grande passo foi dado, com a criação da autarquia, ficando assim o SAEP com gestão independente da secretaria de obras e com autonomia financeira para fazer os investimento necessário sem ficar pedindo permissão para o secretario de obras.
É preciso urgentemente fazer uma campanha de combate aos desperdícios, para se ter uma idéia, os lava jatos ainda lavam carros com água tratada, coisa proibida por lei. Instalação hidrômetro em todas as residências, hoje mais da metade dos clientes não tem esse instrumento em sua casa e pagam uma tarifa módica de R$ 5,70, não tendo nenhuma preocupação com a quantidade de consumo. Para ele tanto faz gastar mil litros como dois mil que o preço é o mesmo. Por outro lado cria um programa de Isenção para as famílias de baixa renda de acordo com o consumo preconizado pela Organização Mundial de Saúde, (da mesma forma que é feita na taxa de iluminação publica que isenta os clientes que consume ate 100 kWh mês). Dessa forma o cliente passa a ter uma postura mais racional, pois fica sabendo que quando mais consumir mais alto será a sua conta de água no final do mês.
Essa idéia de tornar o SAEP uma empresa publica com autonomia plena foi apresentada por mim quando do mandato de vereador. Somente agora o governo apresentou o projeto para votação na Câmara de vereadores.

Nenhum comentário: