sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vale inicia segundo ano do projeto Escola Modelo

Pará, 03 de fevereiro de 2012 - Na última quinta-feira, 2 de fevereiro, o projeto Escola Modelo, uma iniciativa da Vale voltada para a área socioeducacional, iniciou as atividades do seu segundo ano de atuação, com o ingresso de 160 novos adolescentes. Ao todo, o projeto beneficia 320 alunos oriundos da rede pública de ensino dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte. Durante três anos esses jovens cursarão paralelamente o ensino médio e a formação técnica.

O projeto Escola Modelo tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento educacional e profissional de adolescentes do Ensino Médio. No primeiro ano, os alunos estudam o conteúdo pedagógico do Ensino Médio, com aulas regulares em um período e, no contra turno da escola, eles ganham reforço escolar para desenvolverem as atividades. A partir do 2º ano, a grade escolar é ampliada com o curso técnico profissionalizante. "A Escola Modelo é muito importante porque é um projeto focado na comunidade. Além das competências educacionais ajudamos a desenvolver outras competências, preparando-os para o futuro", explica a gerente geral de Recursos Humanos da Vale, Paula Eller. A aluna Verena Cristina Batista, de 16 anos, se inscreveu no projeto mesmo sem acreditar que seria aprovada. Hoje ela está no 2° ano e comemora a oportunidade conquistada incentivando os recém chegados. "A experiência está sendo muito interessante. Estou achando o método de ensino do Pitágoras muito bom e os professores, também", relata a estudante. Segundo ela, o tempo dedicado aos estudos nesse período são fundamentais para o futuro. "Educação pra mim é a base de tudo. Por meio dela as pessoas se preparam melhor para conseguir um emprego e até mesmo pra constituir uma família".

Do total de 320 alunos atendidos, a metade deles faz parte da primeira turma que ingressou no ano passado no projeto. A outra metade inicia aula esta semana, dos quais 80 são estudantes de Parauapebas, 40 em Canaã dos Carajás e 40 em Ourilândia do Norte, divisão semelhante à turma de 2011. As aulas acontecem no Colégio Amazon, Colégio Futuro e Colégio Pitágoras e respectivamente.

Nenhum comentário: