terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Eleições Municipais 2012 já começaram na Web

Eleições Municipais 2012 já começaram na Web

As eleições municipais 2012 já começaram na Web

Ficou no passado a expectativa pela liberação do TSE da data para o início oficial das campanhas eleitorais. Não que seja permitida campanha eleitoral propriamente dita, com o famoso “VOTE” grifado nos materiais do político com seu número de legenda; mas quem disse que é assim que se faz campanha pela internet?

O uso da internet nos processos eleitorais e a exploração completa e mais eficiente das mídias sociais como novos canais de comunicação fez com que a voz, a imagem e as mensagens de cada político atingissem aqueles eleitores que já encaravam o tradicional horário político da TV como um momento de piada ou simplesmente de desligar o aparelho.

A internet modernizou as eleições, convidando o eleitor a participar da concepção aos bastidores das campanhas de seus candidatos, fosse por fotos ou vídeos do YouTube. Áreas de recado se tornaram palcos de opinião e trouxeram o eleitor para o debate político, passando a servir-lhe como instrumento de diálogo e participação na campanha.

As redes sociais representam uma oportunidade de ampliação da base social e eleitoral de um político e poderosos canais de divulgação e promoção de conteúdos sobre o candidato, servindo a eles como perfeitas plataformas de disseminação de mensagens e notícias espontaneamente reproduzidas por eleitores.

Jogos e aplicativos sociais contagiam os jovens que definitivamente voltaram suas atenções de forma lúdica e participativa à política atual. Fórmula que resolveu o velho problema em atrair a atenção da juventude para a participação política.

Sejamos realistas: o eleitor está mais bem informado e consequentemente mais crítico, mas isso só será problema para o candidato que não conseguir acompanhar o novo momento político que a tecnologia tem trazido às sociedades.

O papel que uma campanha eleitoral deve cumprir é o de envolver o eleitor no seu projeto e a internet é a melhor forma de se construir isso.

Fonte: Campanha Digital

Nenhum comentário: