terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Folia e conscientização no carnaval de Parauapebas

OUTDOOR CARNAVAL

Trio elétrico, desfile de escolas de samba e blocos, shows, roda de samba e matinês. Tudo preparado para um carnaval de alegria, de segurança, proporcionando também um espaço para que o folião, no momento da brincadeira, absorva conhecimentos sobre a realidade da nossa Parauapebas.

Este ano a festa começa na quinta-feira, 16, com um trio elétrico animando os foliões. Durante três dias, onze blocos que estão dentro da LIABESPR, divididos nos grupos A e B passarão pela avenida, além de quatro blocos independentes, que não fazem parte da Liga e desfilarão na sexta-feira, 17. Todos os dias o arrastão dos blocos começará as 21 h. No domingo, 19, quatro escolas de samba desfilarão. A premiação para a escola de samba será representada em troféus.

Além da programação realizada na Praça de Eventos, a população da Palmares II contará com uma programação própria nos dias 18,19 e 20, a partir das 21h.

Participam dessa grande festa a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), COMDCAP, Conselho Tutelar, DMTT, Polícia Militar, Clean, LIABESPR.

Saúde

Você sabia que Parauapebas é considerada pela Secretaria de Saúde Pública um dos quatro municípios com maior risco de epidemia de dengue no Pará? Já foram notificados 850 casos suspeitos da doença só em janeiro. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) entrará na avenida em um trio elétrico com 30 crianças com abadá e um carro alegórico com caixas d’agua destampadas, jarros com água parada, ou seja, coisas que se deve evitar para proliferação do mosquito da dengue.

Outra ação promovida pela Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma ação nos bairros para os adolescentes sobre o uso da camisinha e as doenças sexualmente transmissíveis. A Clean estará com um estande no carnaval, fazendo coleta seletiva, trocando material reciclável por camisinha. 50 mil preservativos serão distribuídos.

Combate ao abuso e exploração sexual

Outra parceria neste carnaval é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAP) e Conselho Tutelar, que divulgarão as campanhas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a de contra venda de bebidas alcoólicas e cigarros a menor de 18 anos. Cinqüenta funcionários estarão realizando essa fiscalização.

Segurança

A segurança ficará por conta 200 seguranças contratados e de 70 policiais militares e duas viaturas do Corpo de Bombeiros. Segundo o delegado Antonio Miranda, da Seccional de Parauapebas, uma portaria foi emitida proibindo a venda de bebida alcoólica em vasilhame de garrafa no circuito carnavalesco, compreendendo os trechos das ruas E e F, entre as ruas 11 e 6. “O término do evento será às 3 h e está proibida a venda de bebida alcoólica nos estabelecimentos compreendidos como depósitos, das 3h às 7h, tudo para um carnaval tranquilo e com maior segurança”.

Programação

Quinta-feira,16/02

20 h - Arrastão com trio elétrico com saída do Mercado Municipal de chegada na Praça de Eventos (Zheel, banda Chiclete com Banana cover)

Sexta-feira, 17/02:

Desfile de 4 blocos participantes

1º bloco: Som dos Colégios

2º bloco: Do Pessoa

3º bloco: Camaleão Folia

4º bloco: Os Carregos

20 h – Duas  bandaslocais e Garota Sarada

Sábado, 18/02:

Desfile de 1 bloco do Grupo A e 3 do Grupo B

1º bloco: Camaleão

2º bloco: Piu Piu

3º bloco: Nessa Onda eu Vou

4º bloco: Jecas

Bandas locais e Gaby Amarantos (Beyoncé do Pará)

Domingo,19/02:

Desfile de 4 escolas de samba

1ª escola: Estação Eles e Elas

2ª escola: Acadêmicos do Liberdade

3ª escola: Acadêmicos do Sol Nascente

4ª escola: Mocidade Independente do Primavera

Duas bandas locais

Segunda-feira, 20/02:

Desfile de 4 blocos do Grupo A:

1º bloco: Que Bonitinho

2º bloco: Do Povão

3º bloco: Cala a Boca e Me Beija

4º bloco: Samurai

Bandas locais e banda Arte do Nordeste

Terça-feira,21/02:

Desfile de 3 blocos do Grupo A e uma escola participante

1º bloco: Bye Bye

2º bloco: Me completa

3º bloco: Bicho Papão

4ª escola: Arrastão Paidegua

Duas bandas locais e Baby Mel (Paraíba)

18,19 e 20/02 (Sábado, Domingo e Segunda)- Matinês a partir das 16 horas, na Praça de Eventos

A partir de sábado, 18, roda de samba, às 12h, no túnel do samba, na Praça de Eventos.

Quarta-feira, 22/02:

Apuração do carnaval de 2012, às 16 horas, na Praça de Eventos.

Nenhum comentário: